IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Universidades da Europa oferecem bolsas para mestrado em documentário

*Estudar Fora

05/12/2022 04h00

Estão abertas as inscrições para o programa "DocNomads Erasmus Mundos Joint Master's Degree". Trata-se de um mestrado em documentário, do Erasmus Mundus, com dois anos de duração. O programa é gerenciado por um consórcio de universidades de Portugal, Hungria e Bélgica, e oferece bolsas integrais Erasmus+ para estudantes estrangeiros. As inscrições vão até 9 de janeiro de 2023.

As bolsas Erasmus+ cobrem integralmente os custos de estudos do programa (que são de 9.000 euros por ano) e oferecem ao bolsista um valor mensal de 1.000 euros para se manter na Europa.

Há também um valor adicional de 1.000 euros pago no primeiro mês, a título de auxílio-instalação e um valor de 3.000 euros por ano para cobrir os custos de viagens associadas aos estudos.

Como é o programa de mestrado em documentário?

O DocNomads tem duração de dois anos, ou quatro semestres letivos. Os três primeiros semestres são ministrados, respectivamente, em Lisboa, Budapeste e Bruxelas.

Em cada um deles, os estudantes têm disciplinas semelhantes, mas em nível crescente de complexidade. Alguns dos temas abordados são "habilidades de documentário", "direção cinematográfica para documentários" e "direção no campo".

Ao fim de cada semestre, os alunos realizam projetos em pequenos grupos. Esses projetos servem tanto como forma de avaliação como maneira de enriquecer seus portfólios.

No último semestre, os alunos podem estudar em qualquer uma das cidades anteriores e devem concluir o curso com um documentário de tese e um dossiê correspondente, que deve ser defendido diante de uma banca.

Como se candidatar às bolsas

Para se candidatar às bolsas, basta se candidatar ao programa de mestrado —não há um procedimento separado, e candidatos bem qualificados serão automaticamente considerados para o apoio financeiro.

São elegíveis para o DocNomads alunos que já tenham concluído a graduação (ou pretendam concluí-la até 31 de julho de 2023) nas áreas de cinema, audiovisual ou mesmo de comunicação social.

Como parte do processo, será necessário preencher um formulário online que inclui informações de CV e carta de motivação, e enviar cópia do diploma em inglês, em tradução juramentada. Também é necessário comprovar proficiência em inglês no nível B2 ou superior. Para isso, o programa aceita exames como TOEFL, IELTS ou CAE.

Além disso, são necessários também comprovante de residência, cópia do passaporte, foto recente e o link para um filme que o candidato deve fazer especialmente para a candidatura. O filme deve ser sobre o tema "I see, I hear, I film" ("Eu vejo, eu ouço, eu filmo"), ter no máximo três minutos de duração e ter legendas embedadas. Deve ser colocado no YouTube e marcado como não-listado, sem senha.

Mais informações sobre os requisitos para candidatura podem ser vistas neste link. As inscrições vão até 9 de janeiro. Dentre os candidatos, os 50 melhores serão escolhidos para uma entrevista online em fevereiro de 2023. Os selecionados para o programa serão notificados até 30 de abril de 2023.

*O texto "Bolsas integrais para mestrado em documentário, em Portugal, do Erasmus Mundus" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.