Como morar e trabalhar no Canadá? O que preciso fazer?
O Canadá é um dos países mais procurados por brasileiros para trabalhar e morar fora do Brasil. Segundo o último levantamento do Ministério das Relações Exteriores, em 2021, o país está na lista das dez maiores comunidades brasileiras no exterior, na 9ª colocação.
O país está classificado pela Global Peace Index (Índice Global da Paz) como o 12º mais seguro do mundo e oferece um salário mínimo de 15,55 dólares canadenses por hora (R$ 59) a trabalhadores e estagiários.
Entretanto, é bom saber que, de acordo com site Expatistan (especializado em comparativos de custo de vida), o custo de vida lá é 93% mais caro que no Brasil, considerando moradia, alimentação, transporte e lazer.
O UOL Economia tirou dúvidas com especialistas para explicar como é o processo para morar e trabalhar no país.
Como é a vida no Canadá?
O Canadá é um país multicultural, com as quatro estações bem definidas durante o ano - inclusive com o inverno bem rigoroso em algumas províncias - e bilíngue, tendo o inglês e o francês como idiomas oficiais.
O país é considerado receptivo e todos os anos estimula a imigração de novos moradores que possam ocupar as vagas de trabalho disponíveis, mas o processo é bastante competitivo.
Qual a melhor cidade do Canadá para morar?
Especialistas explicam que, quando se quer imigrar, não existe este conceito de melhor ou pior cidade, mas, sim, perfil. Algumas cidades são mais populares, mas às vezes o melhor caminho para o seu plano pode estar nas pequenas cidades.
Quatro critérios podem ajudar nesta escolha:
- Custo de vida - O custo para viver na cidade escolhida faz sentido com o meu orçamento inicial?
- Empregabilidade - Existem oportunidades de emprego na minha área na cidade escolhida?
- Qualidade de vida - A cidade atende às necessidades e se encaixa ao perfil da família?
- Programa de imigração - A cidade possui algum programa de imigração específico?
Existe idade certa para imigrar?
Não há idade certa para imigrar. Entretanto alguns programas como o Express Entry levam a idade em consideração na hora de avaliar a sua solicitação. Neste processo, quanto maior for a idade do requerente, menos pontos ele terá.
Quais documentos são necessários para imigrar para o Canadá?
Entre os documentos necessários estão:
- Passaporte,
- Comprovação da experiência profissional,
- Teste de proficiência no idioma inglês ou francês (ou os dois),
- Formação acadêmica e equivalência para as formações fora do Canadá,
- Exame médico,
- Coleta de biometria,
- Fotos
- Antecedentes criminais.
Alguns programas específicos de imigração podem solicitar outros documentos.
Como imigrar para o Canadá?
O Canadá possui mais de 80 processos de imigração disponíveis, regidos por diferentes órgãos, como o governo federal, as províncias, instituições de estudo, instituições de trabalho, entre outros.
Estes são os três principais caminhos seguidos pelos brasileiros:
Express Entry: o mais popular e a principal ferramenta utilizada pelo Governo do Canadá. É um programa de pontos onde você pode se tornar elegível através da sua idade, proficiência em inglês ou francês, formação acadêmica e tempo de experiência de trabalho qualificado. No site oficial do governo, é possível simular esta pontuação, submeter documentos, criar perfil, receber um convite e aplicar para residência permanente.
Programas Provinciais de Nomeação: províncias como Ontário, British Columbia, Alberta e outras desenvolveram os seus próprios programas de imigração, que muitas vezes oferecem um processo acelerado e personalizado para suprir uma demanda de trabalhadores específicos naquela região. A experiência de trabalho no mercado canadense em áreas de alta demanda nessas províncias é a base para este programa.
Estudos: estudar em uma universidade canadense pode ser um bom pontapé para a imigração, já que nestes processos o fator idade não é determinante. Um estudante internacional no Canadá tem permissão para trabalhar parcialmente (20 horas semanais) durante os estudos e após o término do curso poderá aplicar para o PGWP (Post Graduation Work Permit) e obter um visto aberto de trabalho de até 3 anos. Esta experiência de trabalho canadense pode ser a chave para se tornar elegível para alguns programas provinciais.
Preciso ter um emprego garantido no Canadá antes de me mudar?
Não. A pessoa pode iniciar o processo de imigração ainda no Brasil ou qualquer outro país.
Como é a saúde pública no Canadá?
Todos os planos de saúde no Canadá são administrados e controlados pelas províncias canadenses. Ou seja, cada localidade tem autonomia sobre regras e formas de adesão, hospitais e planejamento. Um detalhe que abrange todas as regiões é o fato de que nem todos os procedimentos são cobertos pelo governo.
Os que não estão inclusos em algumas localidades são: odontologia, fisioterapia, oftalmologia e quiropraxia. Para estes, o morador precisa pagar particular ou contratar um plano de saúde complementar que é oferecido em todo o território.
Como é a educação pública no Canadá?
A educação pública no Canadá é referência mundial em qualidade e está disponível para residentes no país de 4 a 18 anos, do jardim infantil ao High School (Ensino Médio).
Os livros didáticos e materiais escolares principais são fornecidos pela escola. Como o país é bilíngue, os alunos estudam francês como uma segunda língua. Além disso, os pais podem optar pela educação em casa.
Assim como na saúde, o Canadá não tem um sistema educacional unificado. Cada província e território tem o próprio currículo escolar.
Fontes: Marilene Quintana, co-fundadora da e-Visa Immigration, Celina Hui, dona da Immi Canada, Volya Vasconcelos, especialista em consultoria educacional no país e criadora da empresa "Plano Canadá".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.