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Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Sompo e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em novembro de 2024

Avaliando Riscos

Especialistas explicam a relação entre o preço do seguro corporativo e a gestão de riscos

oferecido por Selo Publieditorial Divulgação

No quinto episódio da segunda temporada do SompoCast, a apresentadora Gloria Vanique conversa com Fernando Grossi, diretor executivo comercial; e Bruno Pereira, diretor executivo financeiro, ambos da Sompo, sobre como as seguradoras avaliam riscos e por que os seguros corporativos são um investimento importante.

Esta temporada do videocast aborda ferramentas que ajudam empresas a crescer em tempos econômicos desafiadores. A exposição a riscos evitáveis pode causar prejuízos e ameaçar os negócios. Por isso, a seguradora, junto ao corretor de seguros, atuam como consultores para essas questões.

Acompanhe o episódio completo:

Na contratação de um seguro patrimonial, por exemplo, as seguradoras costumam realizar vistorias prévias, enviando inspetores pessoalmente às empresas para avaliar as proteções necessárias e verificar se estão atualizadas e funcionando adequadamente. Isso inclui, por exemplo, portas corta-fogo, brigadas de incêndio treinadas no uso de extintores e a instalação de sprinklers — dispositivos que acionam automaticamente em caso de incêndio.

Acompanhe a 2ª Temporada do SompoCast em todas as plataformas

Relação entre preço e gestão de riscos

"Um cliente que vê o seguro não como um gasto, mas como um investimento, certamente vai contratar um seguro mais barato, porque se preocupa em atender os requisitos de risco", explicou Fernando Grossi. Ou seja, o preço do seguro depende diretamente da forma como a gestão de riscos é feita.

Nas seguradoras, as áreas comercial e financeira trabalham em conjunto. A área comercial "traz o dinheiro", enquanto a área financeira "cuida bem dele", como Fernando resume. No caso da área financeira, o risco de crédito está relacionado à capacidade financeira do cliente de realizar os pagamentos. "Dar meios de pagamento suficientes para que o cliente possa escolher ajuda na redução desse risco de crédito, por exemplo", complementou Bruno Pereira.

Em caso de sinistro, o primeiro passo é checar a vigência da apólice e verificar quais as coberturas contempladas no documento. Em seguida, realiza-se uma vistoria para inspecionar a área afetada e apurar os prejuízos indenizáveis.

Um bom relacionamento com a seguradora pode acelerar o processo de indenização

Recentemente, um cliente da Sompo sofreu um incêndio de grandes proporções em sua fábrica, atingindo as máquinas e o depósito de estoque. Assim que foi acionada, a Sompo verificou se a cobertura estava dentro da vigência da apólice e se todos os pagamentos estavam em dia.

"Era um cliente de muitos anos, com histórico excelente de protencionais. Após fazermos nossa checklist, fizemos uma antecipação de pagamentos para que ele pudesse se recompor. Foi um período de final de ano, início de festas. Ou seja, um período em que as vendas são muito relevantes e o cliente pôde fazer uma recuperação dessa unidade mais rapidamente", contou Bruno.

Nesse caso, graças ao histórico de gestão de riscos do cliente e às proteções indicadas na vistoria realizada durante a contratação do seguro, o primeiro pagamento foi feito em menos de 30 dias após o sinistro. Em um cenário semelhante, empresas de perfil parecido poderiam levar de três a quatro meses para começar a receber as indenizações, caso não tivessem tão bom histórico.

O mesmo processo pode ser observado em outras modalidades de seguro, como o de transporte de cargas. "Nós temos exemplos de transportadores que tiveram sua carga roubada e rapidamente a gente consegue achar o caminhão por todo esse histórico (de proteções asseguradas)", acrescentou Fernando, destacando a importância de as empresas reservarem parte de seu orçamento anual para o investimento em seguros corporativos

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