IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Contribuinte já pode checar pendências no IR 2012; veja como funciona

Do UOL, em São Paulo

09/04/2012 11h55

Os contribuintes já podem consultar o extrato da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2012 na internet. A consulta, liberada nesta segunda (9) pela Receita Federal, deve ser feita no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

A consulta permite que o contribuinte veja, por exemplo, se a declaração tem pendências que pode levá-la à malha fina. Assim, ele poderá resolver os problemas antes que isso aconteça, enviando uma declaração retificadora.

Quanto mais cedo a correção for feita, mais rapidamente a restituição será liberada. Para quem tem imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração (30 de abril) evita a incidência de multa de mora e juros.

Acessando o portal, o contribuinte que tem imposto a pagar poderá conferir, ainda, se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente. Pode também pedir, alterar ou cancelar o pagamento das quotas por débito automático; ou identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.

Para fazer o acesso, é preciso usar um código de acesso gerado na própria página da Receita Federal. Para gerar o código de acesso ao portal e-CAC, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de imposto de renda (DIRPF) dos últimos dois exercícios.

O acesso também pode ser feito por meio de um certificado digital emitido por autoridade habilitada.