IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Receita vai mostrar quem está devendo declaração do IR; veja como consultar

Declarações do IR que deveriam ter sido entregues em anos anteriores poderão ser enviadas com atraso - Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo
Declarações do IR que deveriam ter sido entregues em anos anteriores poderão ser enviadas com atraso Imagem: Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo

05/07/2023 15h53Atualizada em 05/07/2023 15h54

Contribuintes de todo o Brasil vão poder descobrir se estão devendo alguma declaração do Imposto de Renda, deste ou de anos anteriores, para a Receita Federal. A consulta estará disponível a partir da próxima sexta (7).

Como consultar?

Informação estará disponível na internet, no Meu Imposto de Renda. O contribuinte poderá consultar sua situação na página da Receita, no e-CAC ou no aplicativo Meu Imposto de Renda a partir de sexta (7). Para acessar o serviço e verificar a situação basta informar a conta gov.br.

Declarações que não foram entregues aparecerão como "omissas". No Meu Imposto de Renda, o contribuinte conseguirá checar está devendo a entrega de alguma declaração do Imposto de Renda (veja abaixo). Ao clicar no ano em que aparece a omissão, haverá duas opções: "preencher a declaração" ou "consultar os motivos da omissão".

Meu Imposto de Renda - Reprodução - Reprodução
Exemplo de como as declarações do IR com "omissão" vão aparecer no Meu Imposto de Renda
Imagem: Reprodução

Contribuinte poderá preencher as declarações em atraso. Também estará disponível uma declaração pré-preenchida, já com os dados que eventualmente faltaram no primeiro envio. Se o contribuinte recebeu algum rendimento acima de determinado valor, por exemplo, a Receita mostrará as informações omitidas, facilitando a entrega.

Regularização evita problemas, explica Receita. Mesmo em atraso, o envio das declarações com omissão são importantes porque evita que o CPF do contribuinte seja classificado como "pendente de regularização".

A funcionalidade permite consultar também o status da declaração do IR 2023. O contribuinte pode verificar se há alguma pendência, se está na fila de restituição ou se caiu na malha fina. Saiba mais aqui.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.