Topo

Imposto de Renda 2025: posso declarar o dízimo que entreguei à igreja?

Getty Images Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/03/2025 06h57

Os contribuintes que realizaram doações a instituições religiosas não têm a obrigatoriedade de declarar as entregas no Imposto de Renda 2025.

Como proceder?

Declaração das doações a igrejas não é obrigatória. Os contribuintes que realizaram as ofertas podem informar os pagamentos na declaração. No entanto, os valores não são dedutíveis do Imposto de Renda.

Relacionadas

Dízimo deve ser listado como Doações em Espécie. A especificação corresponde ao 80 da ficha "Doações Efetuadas". Para concluir o cadastro, é necessário informar o nome e o CPF ou CNPJ do beneficiário.

Outras doações podem ser deduzidas no IR 2025. Segundo a Receita, podem ser abatidas do Imposto de Renda somente doações realizadas a fundos de assistência à criança e adolescente; incentivo à cultura, à atividade audiovisual, ao esporte, ao Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e ao Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica); fundos controlados pelos conselhos da pessoa idosa; apoio direto a projetos que estimulem a cadeia produtiva da reciclagem.

Doações podem ser realizadas na declaração. Para os documentos enviados dentro do prazo no modelo de deduções legais, é permitido optar pela doação diretamente na entrega. A opção é válida para doações a conselhos nacionais, distritais, estaduais ou municipais dos direitos da criança e do adolescente e da pessoa idosa.


Deduções