Só para assinantesAssine UOL

Brasil fez 120 mil novos milionários em 2022; número pode crescer 91% até 2027, mostra UBS

Em 2022, o números de adultos milionários no Brasil cresceu 40,9% em 2022. A adição de novos 120 mil adultos com mais de US$ 1 milhão agora soma 413 mil pessoas, mostrou o Global Wealth Report 2023, do Instituto de Pesquisa do Credit Suisse, companhia do grupo UBS.

Em relação aos outros países que mais se destacaram no aumento de milionários, o Irã e a Noruega tiveram mais 104 mil novos milionários, totalizando 46 mil e 352 mil respectivamente.

Para 2027, o documento estima um crescimento de 91%, chegando a 788 mil o número de milionários brasileiros. Esse percentual de crescimento é o segundo maior previsto na pesquisa, ficando apenas atrás da China (112%).

Apesar das altas, mundialmente estima-se que o número de milionários caiu de 62,9 milhões para 59,4 milhões de pessoas de 2021 para 2022 (-3,5 milhões). Essa mudança pode ser observada em maior volume em países como os Estados Unidos (-1,8 milhão), Reino Unido (-439 mil) Japão (-446 mil), Austrália (-363 mil). O Japão, junto com a Alemanha e a Itália apresentaram quedas nos últimos dois anos consecutivos.

Número de pessoas mais ricas é impactado pela inflação

Quando comparado o final do século XX, dos anos 2000 até hoje, o número de milionários multiplicou em quase quatro vezes. De acordo com o relatório da UBS, existem alguns fatores que podem indicar a razão desse crescimento na quantidade de pessoas ricas. Alguns deles são:

  • A população adulta vem crescendo na maioria dos países e a renda ativa das casas cresceu cerca de 150% no período;
  • Taxas de inflação elevadas e persistentes em várias economias mundiais aceleraram o processo enquanto diminuíam o limiar para fazer parte do grupo de milionários, o que normalmente aconteceria mais lentamente com taxas de inflação menores.

Distribuição de milionários no mundo

Na comparação global, os Estados Unidos concentra 38% da população milionária. A China vem em segundo lugar com 11% e Japão e França somam 5% cada.

Continua após a publicidade

A lista de 10 países que mais concentram milionários (em dólares) no mundo é composta de:

  1. Estados Unidos (38%);
  2. China (11%);
  3. França (5%);
  4. Japão (5%);
  5. Alemanha (4%);
  6. Reino Unido (4%);
  7. Canadá (3%);
  8. Austrália (3%);
  9. Itália (2%);
  10. Coreia do Sul (2%);

O Brasil não aparece no gráfico com sua porcentagem específica, sendo parte do grupo "Resto do Mundo" que representa 13% da concentração de milionários.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora