Só para assinantesAssine UOL

Guido Mantega na Braskem (BRKM5)? Governo avalia nomeação para conselho, diz jornal

O governo federal está avaliando a indicação de Guido Mantega para o conselho de administração da Braskem (BRKM5), segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, Guido Mantega esteve na tarde da última quarta-feira (13) no Palácio do Planalto para discutir seu futuro com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

De acordo com integrantes do governo, o ex-ministro da Fazenda foi chamado na véspera (12), data da audiência do presidente da Petrobras(PETR4), Jean Paul Prates, com Lula, disse a Folha.

O mandato de 10 dos 11 conselheiros da Braskem expira em abril. A Petrobras tem direito a 4 assentos no conselho da petroquímica, todos em vacância a partir do próximo mês. Os demais são da Novonor, antiga Odebrecht.

A Folha lembra que os mandatos do presidente do conselho, José Mauro Metrrau Carneiro da Cunha, e do vice, Eduardo Bacellar Leal Ferreira - indicados, respectivamente, por Novonor e Petrobras, também se encerram nesta leva.

Segundo um interlocutor do presidente Lula ao jornal, a indicação de Mantega depende agora de trâmites burocráticos. O mandato tem duração de dois anos.

Em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (14), a Braskem informou que para atender à legislação vigente, "que os membros do conselho de administração que venham a ser eleitos pelas acionistas [...] e que sejam por elas enquadrados como conselheiros independentes nos termos da regulamentação em vigor não terão o exercício de seu direito de voto de qualquer modo vinculados nos termos do acordo de acionistas".

No texto, a Braskem se referiu à mudanças nas regras que regem companhias abertas que determinam que os conselhos de administração possuam pelo menos 20% do número total de conselheiros reconhecidos como independentes.

Vale lembrar que antes de ser cogitado para o conselho de administração da Braskem, Guido Mantega já havia sido cotado para a presidência ou conselho de administração da Vale (VALE3).

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes