Sexta-feira, 24/01/2025 | | | |
 | Reprodução/NetLab UFRJ |
| Transparência e acesso aos dados é 'irrelevante' nas plataformas, diz NetLab UFRJ | |  | Renato Pezzotti |
| No começo do ano, a Meta anunciou que acabará com o sistema de checagem de fatos feita por terceiros — ou seja, a desinformação e a disseminação de conteúdos falsos vão continuar crescendo nas redes sociais. Toda a sociedade sofre com as consequências, mas as marcas também enfrentarão muitos riscos em anunciar dentro de ambientes considerados 'não-seguros'. Nestes lugares, as pessoas são constantemente suscetíveis a golpes e isso impacta diretamente as relações de consumo: um estudo da Silverguard aponta que nada menos do que 8 a cada 10 golpes aplicados começam nas redes sociais e de mensageria da Meta, por exemplo. E os dados, principalmente relacionados às marcas e anunciantes, estão cada vez mais escassos. Segundo o ITD (índice de transparência de dados das plataformas de redes sociais), criado pelo NetLab UFRJ, nenhuma plataforma avaliada alcança uma pontuação ideal no que diz respeito às medidas de transparência e de acesso a dados e à qualidade dos dados retornados. No estudo, foram analisados 40 parâmetros, em diferentes critérios, das seguintes redes: YouTube, Facebook, Instagram, X/Twitter, Telegram, TikTok, Kwai e WhatsApp. De todas essas plataformas, apenas o YouTube possui dados que podem ser considerados 'satisfatórios'. Para ampliar o debate sobre o tema, a Abap (associação brasileira das agências de publicidade) realizou nesta semana um evento para divulgar os números do relatório produzido pelo NetLab UFRJ, laboratório de estudos de internet e redes sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo foi criado a pedido da Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública). O webinar, apresentado por Marie Santini (fundadora do NetLab) e Marcio Borges (pesquisador do NetLab e vice-presidente da agência WMcCann), focou na metodologia do relatório e apresentou números finais do estudo. Os dados completos e a metodologia podem ser encontrados no site do laboratório. |
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 | Os mecanismos de hoje deixam todos vulneráveis. Nada é rastreável. É quase um incentivo para os golpistas. E, muitas vezes, transferimos a responsabilidade para os usuários. No momento, estamos apenas pedindo transparência. Precisamos reconhecer que o problema existe para tentar saná-lo. | | Marcio Borges | Vice-presidente da agência WMcCann |
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Programa Mídia e Marketing | | | 'Com vendas gigantescas, influenciadores têm perdido a vergonha de vender produtos'. Confira o episódio #204 do programa Mídia e Marketing, com Briza Rocha Bueno, diretora geral do AliExpress. Clique na imagem para assistir. ;) | Arte/UOL | |
Viu essas? | |  | Reprodução | Marcas mais | A Brand Finance divulgou seu ranking de marcas mais valiosas durante o Fórum Econômico Mundial. A Apple, de novo, ficou na 1ª posição, avaliada em US$ 574,5 bilhões. A Microsoft ficou em 2º. O Google completa o pódio. Apenas 2 marcas brasileiras estão entre as 500 primeiras do estudo: o Itaú, na 274ª posição, e o Banco do Brasil, em 467º lugar. | |
|  | Reprodução | Chocolate | Enquanto isso, no BBB, as marcas se digladiam pela atenção do público. Por enquanto, quem comemora é a Nestlé. Isso porque a musa fitness Gracyanne Barbosa, uma das famosas da edição, comeu um dos chocolates da marca no programa - e isso não seria importante, caso ela não tivesse contado que não comia chocolate 'há 20 anos'. | |
|  | Divulgação | De casa nova | Luiz Sanches é o novo global chief creative & design officer da Kimberly-Clark, dona de marcas como Hugghies e Intimus. O publicitário, que deixou a sociedade da AlmapBBDO em setembro, foi convidado para atuar na multinacional a convite da brasileira Patricia Corsi, global chief growth officer do anunciante desde junho de 2024. | |
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Campanha da semana | | | O chef Erick Jacquin se transformou no Coronel Sanders, fundador e ícone do KFC, para divulgar a promoção de 2 sanduíches por R$ 19,90. A criação é da DM9. Clique na imagem e veja um dos 8 vídeos curtos da campanha. | Divulgação | |
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