IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obama assina lei que autoriza reestruturação da dívida de Porto Rico

30/06/2016 18h53

Washington, 30 Jun 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou nesta quinta-feira (30) a lei aprovada pelo Congresso que autoriza Porto Rico a reestruturar sua dívida, apenas um dia antes do vencimento dos pagamentos.

"Os porto-riquenhos devem saber que não nos esquecemos deles, que são parte da família americana", disse Obama a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, pouco antes de estampar sua assinatura na nova lei.

O presidente destacou que "finalmente teremos uma legislação que dará a Porto Rico a oportunidade de sair deste longa incerteza com relação a sua dívida" e permitindo-o "voltar a crescer".

Esta nova lei, admitiu Obama, não será suficiente "em si mesma para resolver todos os problemas" dos porto-riquenhos, mas se trata de "um importante primeiro passo no caminho para criar mais estabilidade, serviços melhores e prosperidade geral".

Sob a lei adotada pelo Congresso na quarta-feira (29), Porto Rico poderá renegociar sua dívida sem risco de que seus credores possam empreender ações legais.

Em contrapartida, o território, cuja dívida chega a cerca de 70 bilhões de dólares, estará sob tutela financeira dos EUA, país no qual é livremente associado.