IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brexit faz número de contratos indefinidos no Reino Unido despencar

05/08/2016 13h03

Londres, 5 Ago 2016 (AFP) - O número de contratos indefinidos no Reino Unido despencou em julho a níveis de 2009 como consequência do 'sim' ao Brexit no referendo de 23 de junho, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira.

"O mercado de trabalho no Reino Unido despencou em julho e o número de contratos indefinidos caiu a níveis nunca vistos desde a recessão de 2009", escreve Kevin Green, diretor da federação de profissionais da contratação (REC) em um estudo elaborado junto ao IHS Markit.

"As turbulências econômicas após o voto sobre o Brexit são sem dúvida nenhuma a principal razão desta tendência mas é preciso continuar sendo prudente sobre o impacto de longo prazo", acrescenta.

Em suas últimas previsões, o Banco da Inglaterra teve um aumento do desemprego em 2018 para 5,5% -em relação aos 4,9% do mês de maio. Segundo o estudo, até 250.000 postos de trabalho podem desaparecer.

O estudo baseado em informação das agências de contratação, indica que a tendência geral foi particularmente significativa em Londres.

"Embora a demanda por trabalhadores continue sendo forte e haja um aumento no número de postos vagos, a queda da contratação indica que as empresas são muito reticentes na hora de contratar", afirma o relatório.

O número de contratos temporários aumenta porque a incerteza econômica leva algumas empresas a preferir esse tipo de contrato. No entanto, o aumento é "o mais fraco dos últimos dez meses", segundo o estudo.