Bolsas

Câmbio

Brexit provoca estagnação do lucro do Santander no 3º trimestre

Madri, 26 Out 2016 (AFP) - O lucro líquido do Banco Santander, um dos maiores bancos da zona do euro por capitalização, registrou estagnação no terceiro trimestre (+0,9% em ritmo anual), a 1,69 bilhão de euros, em consequência dos termores ligados ao Brexit.

"Excluindo o impacto da desvalorização das divisas ante o euro, o lucro líquido teria avançado 7% na comparação com o terceiro trimestre de 2015", afirma o banco em um comunicado.

No Reino Unido - habitualmente a principal fonte de lucro do banco espanhol -, o resultado registrou queda e quase 25% em relação ao mesmo período do ano anterior, de 480 a 360 milhões de euros.

Com os resultados, no terceiro trimestre o Reino Unido se tornou o segundo mercado para o banco, atrás do Brasil.

No fim de setembro, o Banco Santander já havia reduzido a meta de rentabilidade por conta da queda nas perspectivas uma vez consumada a saída do Reino Unido da UE.

Nos nove primeiros meses de 2016, o lucro líquido caiu 22,5%, a 4,6 bilhões de euros, devido aos custos do plano reestruturação lançado na Espanha e à comparação com 2015, quando o banco foi beneficiado por condições excepcionais.

emi/fp

BANCO SANTANDER

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos