Bolsas

Câmbio

"Europa não vai parar" durante a crise da Alemanha, diz Comissão Europeia

Bruxelas, 21 Nov 2017 (AFP) - "A Europa não vai parar" pela crise política na Alemanha, declarou nesta terça-feira o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, a jornalistas em Bruxelas.

"Vamos continuar avançando e apresentaremos, como estava previsto em 6 de dezembro, nossas propostas" sobre os projetos de reforma da zona do euro, disse Schinas.

"O presidente da Comissão Europeia acompanha de perto o desenrolar político na Alemanha", acrescentou o porta-voz, informando que Jean-Claude Juncker conversou na segunda-feira com a chanceler alemã Angela Merkel.

Durante seu discurso sobre o Estado da União em setembro, Juncker anunciou o projeto para reformar a zona do euro, propostas que devem debater os mandatários europeus em 15 de dezembro em Bruxelas.

Tanto o titular da Comissão como o presidente francês, Emmanuel Macron, defendem um aprofundamento da União Monetária Europeia. E o líder francês propôs um orçamento próprio para a Eurozona.

Esta última ideia é acolhida com cautela por parte dos liberais alemães, que fizeram parte da tentativa frustrada de formar governo com os verdes e os conservadores de Merkel, liderado por esta última.

O fracasso das negociações na Alemanha, a maior economia europeia e um dos países mais influentes do bloco, gera preocupação no bloco sobre uma paralisação na agenda reformista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos