IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Google Assistant adiciona mais idiomas em meio a concorrência global

23/02/2018 16h54

San Francisco, 23 Fev 2018 (AFP) - O Google disse nesta sexta-feira que seu software de assistente digital estaria disponível em mais de 30 idiomas até o final do ano, conforme a empresa intensifica seus esforços de inteligência artificial contra a Amazon e outros concorrentes.

O Google Assistant, o software de inteligência artificial que está disponível em seus alto-falantes inteligentes, smartphones Android e outros dispositivos, também inclui capacidade multilíngue "para que famílias ou indivíduos que falem mais de um idioma possam falar naturalmente" com o programa, de acordo com uma postagem de blog do Google.

O movimento visa ajudar o Google, que tem ficado para trás no mercado de dispositivos inteligentes contra o hardware alimentado pelo Alexa da Amazon, a aumentar a concorrência em novos mercados.

Enquanto o Alexa atualmente opera apenas em inglês, o Google Assistant trabalha em oito idiomas e a nova iniciativa expande isso.

"Até o final do ano (o Google Assistant) estará disponível em mais de 30 idiomas, atingindo 95% de todos os telefones Android elegíveis em todo o mundo", disse o vice-presidente do Google Nick Fox na postagem do blog.

"Nos próximos meses, levaremos o Assistant ao dinamarquês, holandês, hindi, indonésio, norueguês, sueco e tailandês em telefones Android e iPhones, e adicionaremos mais idiomas em mais dispositivos ao longo do ano".

A opção multilíngue estará disponível primeiro em inglês, francês e alemão, com o suporte para mais idiomas vindo "ao longo do tempo", escreveu Fox.

A mudança ocorre em meio a uma intensa competição entre softwares de inteligência artificial em smartphones e outros dispositivos pela Amazon, Microsoft, Apple, Samsung e outros.

A Amazon tomou a liderança inicial com os alto-falantes do Alexa e acredita-se que ocupe a maior parte desse mercado, com os dispositivos Google Home em um distante segundo lugar.

A Apple teve um início tardio no segmento de alto-falantes com o HomePod, que chegou ao mercado este mês nos EUA, Grã-Bretanha e Austrália.