IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rebeldes huthis do Iêmen atacam unidade da Aramco na Arábia Saudita

17/08/2019 10h55

Riade, 17 Ago 2019 (AFP) - Um ataque reivindicado pelos rebeldes huthis do Iêmen provocou um incêndio "limitado" já sob controle, neste sábado (17), em uma planta de gás no leste da Arábia Saudita - anunciou o gigante saudita do petróleo Aramco.

Em um comunicado, a Aramco informou que suas "equipes de intervenção controlaram esta manhã um incêndio limitado em uma instalação de gás natural liquefeito (GNL) do campo de Shaybah".

"Não houve feridos, e as operações não foram interrompidas", acrescentou a Aramco.

Citado pela agência oficial de notícias SPA, o ministro saudita de Energia, Khaled al-Falih, disse que o ataque foi registrado em torno das 6h20 locais (00h20 em Brasília), cometido por "drones-bomba".

Al-Falih acrescentou que Riad condena "este ataque covarde nos termos mais enérgicos".

"Esta sabotagem terrorista se dá após uma série de atos destinados a perturbar o fornecimento de petróleo do mercado internacional, incluindo ataques contra petroleiros", acrescentou.

Segundo o ministro, "estes atos não estão dirigidos apenas contra a Arábia Saudita, mas também contra a economia mundial".

De manhã, os huthis anunciaram que a ofensiva à jazida foi realizada com dez drones, "o mais intenso ataque já lançado contra a Arábia Saudita", no campo de Shaybah.

Segundo a rede de televisão Al-Masirah, controlada pelos huthis, um porta-voz militar rebelde prometeu "ataques mais fortes e de maior envergadura, se a agressão saudita continuar".

Os rebeldes iemenitas reivindicam, com frequência, os disparos de drones, ou de mísseis, contra alvos sauditas - entre eles, o aeroporto internacional de Abha, no sul do país.

A coalizão liderada pelos sauditas que intervêm contra os rebeldes no Iêmen desde 2015 confirmou alguns destes ataques e desmentiu outros.

Em 14 de maio, os huthis, que controlam amplas faixas de território no Iêmen, assumiram a autoria de um ataque com drones na região de Riad contra duas estações de bombeamento de um oleoduto que une o leste e o oeste da Arábia Saudita. O país é o principal exportador mundial de petróleo.

bur/mh/mdz/ra/mis/tt