IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Itália ordena paralisação de toda atividade de produção não essencial

Primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, em coletiva sobre o coronavírus - REMO CASILLI/REUTERS
Primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, em coletiva sobre o coronavírus Imagem: REMO CASILLI/REUTERS

21/03/2020 20h31

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, ordenou na noite deste sábado (21) o fechamento de empresas e fábricas não essenciais em todo o território nacional, para interromper uma pandemia que em um mês causou a morte de 4.825 pessoas no país.

"A decisão tomada pelo governo é encerrar todas as atividades produtivas no território que não sejam estritamente necessárias, cruciais e indispensáveis, para nos garantir bens e serviços essenciais", disse Conte em mensagem ao país transmitido pela televisão.

Conte acrescentou que farmácias, supermercados e lojas de alimentos, serviços postais, financeiros e de seguros, além de transporte, continuarão em operação.

"Estamos desacelerando o mecanismo produtivo do país, mas não o paramos", declarou, acrescentando que esta foi uma "decisão difícil".

"Não podemos esconder a realidade que está diante de nossos olhos todos os dias. É a crise mais séria que o país passou desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou.

"As medidas tomadas levam um tempo antes que entrem em vigor. Devemos continuar a respeitar todas essas regras com paciência e confiança", continuou.

As medidas "são sérias, eu sei. Mas não temos alternativa. Temos que resistir, é a única maneira de nos proteger e a quem amamos", acrescentou.

Em 9 de março, o governo havia decretado a proibição de reuniões e severas restrições de viagens em todo o país, autorizadas apenas por razões profissionais ou imperativas.

"O sacrifício de ficar em casa é mínimo comparado ao de outros concidadãos, que correm muito mais riscos", afirmou, como "médicos, enfermeiros, policiais, militares, trabalhadores de supermercados, farmácias".

O primeiro-ministro, no entanto, não especificou a lista de atividades consideradas essenciais, mas explicou que tem trabalhado "com os sindicatos para fazer uma lista detalhada dos setores mais necessários para a operação do Estado nesta fase de emergência".

Esses anúncios foram feitos após várias apelos de autoridades do norte do país e médicos pedindo que ele aumentasse ainda mais as restrições sobre os italianos.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

"O governo tomou uma decisão muito difícil, mas necessária, de proteger os trabalhadores", reagiu o prefeito de Bergamo, Giorgio Gori, cuja província é a mais afetada na Itália, junto com Brescia.

Além das quase 5.000 mortes, cerca de 3.000 pessoas permanecem em terapia intensiva no país.