IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Agricultores indianos protestam em Nova Délhi

26/01/2021 06h41

Nova Délhi, 26 Jan 2021 (AFP) - Ao volante de seus tratores, milhares de fazendeiros cruzaram as barreiras policiais para protestar em Nova Délhi, onde um desfile militar está previsto para celebrar o Dia da República.

O governo havia autorizado a manifestação de dezenas de milhares de agricultores de trator, desde que não interrompessem a parada militar.

Os agricultores se concentraram, porém, nas três principais vias de acesso à capital indiana, onde as forças de segurança tentaram bloqueá-los com barreiras de contêineres e caminhões. A polícia disparou gás lacrimogêneo em duas das três manifestações.

"Vamos mostrar ao governo que somos sérios", declarou o agricultor Nareesh Singh, ao ligar o motor de seu trator em Singhu, um subúrbio de Nova Délhi.

Longas colunas de tratores se dirigiam para a capital por várias estradas.

Dezenas de milhares de agricultores acampam desde novembro nos principais portas de entrada da cidade.

Os agricultores lutam contra as reformas que visam à liberalização dos mercados agrícolas.

Em um primeiro momento, o governo se opôs à marcha dos tratores no dia do feriado nacional, chamando-a de "vergonha para a nação".

Sem mencionar os agricultores, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, saudou seus compatriotas com uma mensagem no Twitter.

"Desejo a todos os povos da Índia um feliz Dia da República", tuitou Modi.

ash-bb/tw/lth/jhd/zm/tt