Itapemirim diz estar usando frota de ônibus para reacomodar passageiros
O Grupo Itapemirim divulgou hoje que está utilizando a Viação Itapemirim, empresa de transporte rodoviário do grupo, para aumentar as possibilidades de reacomodação dos passageiros que tiveram os voos com a ITA suspensos, conforme anúncio da empresa na última sexta-feira (17).
A ITA suspendeu as operações em todo o país, deixando desassistidos os passageiros que esperavam a hora de embarcar.
A orientação da empresa é que apenas os clientes que estejam fora de domicílio e que tenham viajado anteriormente com a empresa entrem em contato para obter a reacomodação de retorno aos destinos de origem.
Segundo nota da empresa, aqueles que ainda estiverem na cidade de origem com voos programados a partir de hoje terão os valores reembolsados integralmente.
Notificação
Ontem (20), o Procon-SP notificou a Itapemirim Transportes Aéreos pedindo explicações sobre a suspensão dos voos da empresa.
Para os consumidores afetados, a primeira opção é a reacomodação em voos de outras companhias aéreas, mas aqueles que não forem realocados deverão receber o reembolso imediato dos valores.
"Não se trata de cancelamento de voo por motivo de força maior, como, por exemplo, em decorrência das condições climáticas", afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
"Neste caso, é intrigante que uma empresa que acabou de ser aberta (a Itapemirim começou as opções em julho deste ano) feche suas portas e prejudique tantos passageiros", prosseguiu.
"Precisamos entender por qual motivo foi autorizado o funcionamento e, em seguida, a companhia suspende as operações sem dar nenhuma satisfação aos seus clientes", finalizou.
De acordo com o Procon-SP, a empresa poderá ser multada em até R$ 11 milhões, como prevê o Código de Defesa do Consumidor, e ser obrigada a reparar o dano material e moral por meio de uma ação civil pública que deve ser proposta contra a empresa ou contra os sócios.
"Nas próximas semanas, o Procon-SP e a Procuradoria-Geral do Estado acompanharão a situação para minimizar os impactos aos consumidores e trabalhar para que eles sejam reembolsados", afirmou Capez.
"Nós exigiremos o reembolso imediato para todos os passageiros que não conseguirem ser realocados em outros voos e não no prazo de 12 meses como prevê a legislação", disse.
Na notificação, a empresa foi questionada sobre quais motivos a levaram a adotar a suspensão temporária; quais serviços foram afetados e por quanto tempo ficarão suspensos; além de quantos passageiros foram prejudicados.
Também deverá detalhar a quantidade de passagens comercializadas e ainda não utilizadas, os destinos e rotas envolvidas.
A Itapemirim deverá explicar ainda se efetuou comunicação individualizada aos passageiros afetados, como se deu essa comunicação; quais canais de comunicação foram disponibilizados para atendimento dos consumidores e qual o plano de ação adotado para manutenção da assistência garantida pela legislação.
O Procon deu 24 horas para que a empresa preste os esclarecimentos.
Anac
A empresa também foi intimada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a prestar assistência aos clientes que compraram passagens com a companhia.
A Anac exigiu da empresa informações sobre as providências previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodar os passageiros.
Em nota, a Anac reiterou que a responsabilidade de reacomodar os passageiros em outros voos é da ITA e que os clientes não devem ir aos aeroportos antes de confirmarem a realocação em outro voo.
"A agência orientou a priorização da reacomodação dos menores desacompanhados e dos passageiros com necessidade especial, que estavam em processo de deslocamento na noite de sexta-feira (17) e na manhã de sábado (18)", afirmou a autarquia.
"O compromisso do setor é o de contribuir para a superação do transtorno e reduzir os prejuízos causados aos passageiros pela empresa ITA", prosseguiu.
A Anac lembrou que o cumprimento das exigências pela ITA não a isenta de outras responsabilidades civis, administrativas e penais decorrentes da suspensão abrupta das atividades, bem como de crimes associados às relações de consumo.
Empresa
A ITA orientou os clientes com passagens compradas para os próximos dias a não ir aos aeroportos antes de falar com a companhia.
Esse contato deve ser feito pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. Além disso, a Anac recomendou que os passageiros também recorram à plataforma consumidor.gov.br.
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