PIB real dos Emirados crescerá 5,3% em 2024, segundo a S&P

ABU DHABI, 8 de fevereiro de 2024 (WAM) -- A Standard & Poor's (S&P), principal agência de classificação de crédito do mundo, espera que o PIB real dos Emirados Árabes Unidos cresça 5,3% em 2024, em comparação com 3,4% em 2023.

Em um novo relatório divulgado na quinta, a agência disse que os bancos dos Emirados relataram lucros excepcionais para todo o ano de 2023 devido a menores exigências de provisionamento e margens de juros mais altas, além de melhores níveis de liquidez, já que o crescimento dos depósitos superou o crescimento de novos empréstimos. O relatório também observou que as perspectivas para os bancos nos Emirados Árabes Unidos são estáveis.

A agência estima que o aumento da produção de petróleo e o apoio dos setores não petrolíferos impulsionarão o crescimento econômico dos EAU este ano. É provável que o PIB não petrolífero continue a crescer, impulsionado pelo desempenho dos setores de hospitalidade, imobiliário e de serviços financeiros.

A S&P também observou que alguns bancos dos EAU obtiveram lucros recordes em 2023 devido ao forte crescimento do crédito em um ambiente de aumento das taxas de juros. Além disso, a melhoria do ambiente econômico significa que os requisitos de provisionamento para novas perdas com empréstimos permaneceram baixos.

O aumento do lucro líquido também foi apoiado pelo crescimento da receita não relacionada a juros, refletindo o aumento da atividade empresarial e da atividade comercial.

A Standard & Poor's espera que o Federal Reserve dos EUA reduza as taxas de juros em 100 pontos-base no segundo semestre do ano, observando que, dada a vinculação do dirham dos EAU ao dólar americano, a agência espera que o Banco Central dos EAU faça o mesmo.

A agência acredita que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo, o que dará suporte às margens de juros líquidos dos bancos. Juntamente com um custo de risco amplamente estável, é provável que a lucratividade dos bancos dos Emirados permaneça forte. A agência também espera que os empréstimos de varejo permaneçam em alta, já que os bancos continuam a se expandir nesse segmento lucrativo.

A S&P disse que os bancos dos EAU mantêm alta liquidez, com a média de caixa e instrumentos do mercado monetário dos dez maiores bancos chegando a 21,8% no final de 2023. As sólidas bases de depósitos de clientes principais - que cresceram cerca de 12% no ano passado - e a dependência limitada de financiamento externo contribuem para as estruturas de financiamento dos bancos dos Emirados.

A Standard & Poor's observou que os bancos dos Emirados Árabes Unidos permanecem em uma posição forte em termos de ativos estrangeiros líquidos, que subiram para 27,9% dos empréstimos domésticos em todo o sistema em 30 de novembro de 2023, de 9,6% no final de 2021.

Continua após a publicidade



Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.