IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Outdoors em estrada 'bombam' no Vale do Silício, com direito a programador de cueca

Anúncio de site de empregos: "Encontre os talentos mais quentes da tecnologia" - Reprodução
Anúncio de site de empregos: "Encontre os talentos mais quentes da tecnologia" Imagem: Reprodução

Adam Satariano

19/11/2014 18h03Atualizada em 19/11/2014 19h17

19 de novembro (Bloomberg) -- Algumas das propriedades mais caras do Vale do Silício atualmente medem 4 metros de altura, 15 metros de comprimento e têm vista para a rodovia.

As vendas de outdoors na região estão ressurgindo. O formato publicitário da velha guarda está ganhando força em meio ao boom tecnológico. As empresas estão disputando um pouco de atenção e fama na linha do horizonte.

A procura por outdoors ao longo da caótica autoestrada 101 entre San Francisco e San Jose, Califórnia, que os vendedores de anúncios chamam de "costa do ouro", está tão intensa que algumas empresas estão numa lista de espera de seis meses.

"Não consigo um espaço", disse Shernaz Daver, consultora que está tentando garantir um para a start-up de educação online Udacity, após enviar um e-mail pelo iPhone ao fornecedor de painéis. "Vou ter que reservar um para a partir de junho de 2015 até o final do ano; e se eu não fizer isso nas próximas 48 horas, é provável que ele já não esteja disponível".

Foto de 15 metros de rapaz de cueca

O aumento da procura por outdoors gerou uma visão destoante para quem dirigia nesses dias pela principal rodovia de São Francisco: uma foto de 15 metros de um pálido engenheiro de software, reclinado de lado com ares sedutores, exibindo alguns pelos no peito e trajando apenas uma cueca.

"Encontre o talento de tecnologia mais quente", dizia o outdoor do site de empregos em tecnologia Dice.com. O anúncio foi lançado no mês passado para promover novos serviços para recrutar profissionais do setor.

Repercussão ponto.com

A Outfront Media, ex-unidade da CBS que possui cerca de 40 outdoors ao longo do cobiçado trecho da autoestrada 101, disse que as vendas na área mais que dobraram desde 2011 e que a empresa deve receber mais de US$ 6 milhões das companhias de tecnologia neste ano na região.

A Clear Channel Outdoor Holdings, outra vendedora, também está observando um crescimento semelhante. O Vale do Silício é "um dos nossos maiores e melhores mercados", disse o porta-voz David Grabert.

Trocar os pixels por cartazes de 15 metros ao lado da autoestrada é um resquício do boom das empresas de internet na década de 1990, quando as start-ups nadavam em dinheiro e usavam os outdoors para chamar a atenção de seus pares e demonstrar legitimidade.

Aquele clima está de volta, e empresas como a Uber Technologies, a Airbnb e outras cotadas em US$ 10 bilhões ou mais estão impulsionando novos gastos em outdoors.

"Nossa ideia era fazer com que as pessoas presas no trânsito rissem um pouco", disse Natasha Raja, vice-presidente de marketing da Dice, cuja matriz Dice Holdings tem sede em Des Moines, Iowa. Raja conduziu o desenvolvimento da primeira campanha da empresa em outdoors na baía de San Francisco, onde figura o programador sem camisa, usando óculos de nerd e um relógio inteligente.

"As pessoas que aparecem nos anúncios não são modelos, são realmente engenheiros", disse ela.

Orgulho

Na semana passada, uma equipe de três pessoas instalou um novo outdoor no centro de Sãoan Francisco para a GitHub, um serviço utilizado pelos desenvolvedores de software que já arrecadou mais de US$ 100 milhões de importantes empresas de capital de risco, como a Andreessen Horowitz. A Bloomberg, companhia controladora da Bloomberg News, é uma investidora da Andreessen Horowitz.

"Estamos muito orgulhosos", disse Kelly Shearon, diretora de marketing da GitHub. "Nos divertimos muito com a campanha".

Na Dice, já existem planos para lançar outro outdoor, desta vez com um engenheiro escassamente vestido que se parece com o personagem George Costanza, do seriado Seinfeld.

"Queremos ter certeza de que é algo autêntico", disse Raja.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2014/09/30/teste-seu-conhecimento-sobre-slogans-de-propagandas.htm')