Aquela McLaren de US$ 12 mi na vitrine da Sotheby's irá a leilão
(Bloomberg) -- Essa multimilionária beleza laranja que está na vitrine da Sotheby's de Nova York brilha tanto quanto uma escultura de Jeff Koons.
O carro esportivo McLaren F1 de 1998 atraiu curiosos -- homens de terno italiano, jaquetas de couro e aventais médicos de um hospital próximo -- desde o momento em que apareceu na sede da empresa, no bairro de Upper East Side, em 3 de junho.
A McLaren, estimada em mais de US$ 12 milhões, faz parte de uma coleção privada de 30 automóveis, formada por pelo menos nove Ferraris, dois Lamborghinis e dois Bugattis, que serão leiloados pela RM Sotheby's no dia 13 de agosto. O vendedor é um colecionador não identificado da Flórida.
A venda será realizada durante um evento anual de carros clássicos de seis dias nas cidades costeiras californianas de Carmel e Monterey e no campo de golfe Pebble Beach. No ano passado, as vendas da Bonhams, da Gooding e da RM Auctions atingiram praticamente US$ 400 milhões, um recorde impulsionado pelo aumento dos preços dos itens de coleção de alto padrão.
"O mercado continua muito forte", disse Ian Kelleher, diretor-geral da RM Sotheby's, uma parceria formada quando a Sotheby's assumiu uma participação de 25 por cento na RM Auctions, em fevereiro. "As pessoas não estão paradas. Há novos compradores entrando no mercado e colecionadores mais jovens cujo gosto está evoluindo".
Versão de estrada
Em maio, a RM Sotheby's contabilizou US$ 54 milhões com a venda de uma coleção de um único dono com cerca de 75 automóveis e memorabilia, disse Kelleher. A Bonhams registrou o recorde do ano passado para vendas de coleções únicas por US$ 65,9 milhões. A venda de agosto na Califórnia, estimada em mais de US$ 65 milhões, deverá bater esse recorde.
A McLaren F1 de 1998 que irá à venda em agosto poderá estabelecer um novo recorde em leilões para o modelo. O atual recorde -- de uma versão 1997 -- é de US$ 8,5 milhões, alcançado pela Gooding em 2013.
A McLaren F1 é conhecida como um supercarro -- a versão de estrada mais rápida de um carro de corrida, que não pode trafegar em ruas normais --. A versão que irá à venda na Califórnia é um híbrido entre a McLaren F1 de rua e a McLaren F1 GTR que correu em Le Mans.
A empresa produziu 64 versões F1 padronizadas de rua e melhorou duas delas -- incluindo a que irá à venda -- com um motor com mais cavalos de potência. Esses supercarros foram vendidos originalmente por US$ 1 milhão cada, disse Kelleher.
De design incomum, o carro tem três assentos dianteiros, o do motorista ladeado por dois assentos de passageiros, e portas que abrem para cima como asas. Os bancos são confortáveis e profundos, o que torna difícil sair deles elegantemente.
"Ele não foi desenhado para homens robustos", disse Kelleher. "É para alguém que gosta de andar rápido, que gosta do som do motor. O conforto é algo secundário".
Entre os proprietários de modelos F1 estão o designer de moda Ralph Lauren e o comediante Jay Leno, disse Kelleher.
"Este é um dos menores clubes em que você pode estar", disse Kelleher.
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