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Mattel lança miniatura do Tesla Model S da Hot Wheels para fãs crianças e adultos

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Imagem: Divulgação

Dana Hull e Matt Townsend

19/06/2015 12h23Atualizada em 19/06/2015 15h44

(Bloomberg) -- A Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, começou a vender uma versão miniatura do automóvel Model S, da Tesla Motors., por meio de sua marca Hot Wheels.

O produto não está direcionado apenas para crianças: espera-se que muitos adultos formem fila para adquirir o brinquedo.

O carrinho de brinquedo é vendido por US$ 1,09 (cerca de R$ 3,40), enquanto o preço aproximado de um Model S P85D verdadeiro e totalmente equipado com tração nas quatro rodas é de aproximadamente US$ 100 mil (R$ 309 mil).

A versão da Hot Wheels para o primeiro carro da Tesla, o Roadster, agora é um item de colecionador que pode ser vendido por entre US$ 30 (R$ 92) e US$ 50 (R$ 155).

Além do potencial de investimento, os modelos em miniatura ajudam a apresentar a menor e mais nova fabricante de automóveis de capital aberto dos EUA a uma geração de futuros compradores de carros.

"A Tesla é uma marca que repercute em um grupo de consumidores que abrange de colecionadores a crianças", disse Chris Down, vice-presidente sênior e gerente-geral da Hot Wheels, em entrevista. "Todos têm uma ligação com os veículos".

Mattel busca recuperação; venda de Barbie caiu 16%

A Mattel quer garantir o máximo de aumento possível em suas vendas. A maior fabricante de brinquedos do mundo está em modo de reformulação depois que uma queda nas receitas e um declínio no preço das ações provocaram a demissão do CEO Bryan Stockton em janeiro. Ele foi substituído por Christopher Sinclair, membro de longa data do conselho da empresa.

Das principais marcas da empresa, a Hot Wheels foi a única que cresceu. Enquanto as vendas dos produtos Barbie, sua maior divisão, despencaram 16%, a receita da Hot Wheels subiu 3% no ano passado.

Hot Wheels tem 'irmã' popular

Fundada em 1968, a Hot Wheels cresceu e se tornou uma das marcas mais bem-sucedidas da Mattel, com 300 milhões de unidades vendidas em 2014.

Down disse que o cliente tradicional --a quem ele se refere como uma "criança veículo"-- é um garoto de 3 a 7 anos dos EUA, mas que a América Latina e a Ásia atualmente respondem por cerca de metade do mercado da Hot Wheels.

A Mattel, que tem sede em El Segundo, Califórnia, EUA, também é dona da Matchbox, que similarmente está oferecendo uma versão do Model S.

Assim como a General Motors conta com a marca popular Chevrolet e a marca de luxo Cadillac, a Matchbox é vista como a linha mais funcional da Mattel, enquanto a Hot Wheels busca romper os limites do design e da customização, disse Down.

Trabalho com designers da Tesla

A Mattel trabalhou em parceria com os designers da Tesla para desenvolver o Model S a uma escala 1:64. O brinquedo é vendido atualmente em duas cores --prata e vermelho-- e é baseado no P85D, o modelo top de linha da Tesla, uma versão de desempenho com motor duplo completado por aros com uma linha vermelha.

"Os designers da Tesla vieram à nossa oficina", disse Down. "A impressão que se busca provocar nas crianças é: 'Uau, parece um Tesla Model S de verdade'".

A Hot Wheels produziu em torno de um milhão de Roadsters em 2008 e os fãs da fabricante de veículos com sede em Palo Alto, Califórnia, EUA, vêm pedindo uma versão de brinquedo do sedã totalmente elétrico há anos. Phil Stillman, proprietário de um Model S, perguntou ao CEO da Tesla, Elon Musk, em uma conferência de usuários da Tesla, dois anos atrás, quando haveria um Model S da Hot Wheels.

"Na verdade, eu também estava pensando nisso", respondeu Musk.

O Model S totalmente elétrico é o segundo veículo da Tesla. A Tesla começará a vender o Model X, um SUV, nos próximos meses e está trabalhando em um sedã Model 3 com valor mais acessível, previsto para 2017.

A Mattel ainda não tem planos de produzir um Model X ou um Model 3, mas Down disse que espera estabelecer uma "relação mais profunda e mais ampla" com a Tesla.