IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores europeus retomam interesse pela Rússia

Natasha Doff

17/05/2016 15h03

(Bloomberg) -- Nos círculos de investidores europeus, está começando a parecer que as sanções contra a Rússia já foram canceladas.

O VTB Bank, um dos credores afetados pelas penalidades impostas pelos EUA e pela Europa nos últimos dois anos, começará seu fórum anual de investimentos em Londres nesta terça-feira pela primeira vez desde que o papel de Moscou na crise da Ucrânia em 2014 colocou muitas empresas estatais em listas negras.

Contudo, não são exatamente os negócios de sempre: ao contrário dos eventos ostentosos de anos anteriores, a conferência deste ano, organizada no opulento distrito de Knightsbridge, será fechada à imprensa e mal foi anunciada. O nome anterior, Russia Calling, foi trocado por outro mais sóbrio, VTB Investor Day.

"Há uma percepção no mercado de que agora, após dois anos de deterioração veloz, os riscos da Rússia se estabilizaram", disse Christopher Granville, que administra o grupo de pesquisa Trusted Sources em Londres e discursará no evento desta semana. "Há escopo para uma recuperação".

Interesse

Os papéis sugerem que os investidores não estão muito preocupados com as sanções. O prêmio político sobre as notas em rublos com vencimento em dez anos a partir de julho de 2014 desapareceu na última semana, o que destaca que a demanda dos investidores transcende a recepção hostil que o governo encontrou quando tentou contratar subscritores estrangeiros para um papel em euros neste ano. As penalidades fecharam os mercados de capitais estrangeiros para algumas das maiores empresas estatais, como a produtora de petróleo Rosneft, embora o governo estivesse isento.

Segundo projeções, a economia se expandirá 1,2 por cento em 2017, saindo da recessão que durou dois anos e o petróleo vai se recuperar 75 por cento após ter atingido o valor mais baixo em treze anos no dia 20 de janeiro. Por isso, o desempenho do rublo russo está superando o de todas as outras moedas de importância do mundo neste ano, com um ganho de 13 por cento. Os mercados de títulos e ações do país estão entre os dois melhores do mundo.

O VTB Capital - cujo escritório no distrito financeiro de Londres, ao lado do Banco da Inglaterra, ostenta uma gigantesca bandeira da Rússia - começou a realizar a conferência Russia Calling em 2009. O evento de maio de 2013 teve mais de 400 representantes, segundo o site do banco. A unidade de investimentos do VTB também organiza um evento maior em Moscou todos os anos no mês de outubro, com um discurso de abertura do presidente da Rússia, Vladimir Putin, cujo aniversário normalmente cai na mesma semana.

A conferência do VTB "é um sinal de que o apetite dos investidores pela Rússia está retornando", disse Dmitri Petrov, estrategista da mesa de operações para mercados emergentes da Nomura International em Londres. "Estamos observando muito interesse de todas as direções pelos ativos russos".