Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Uber, Starbucks e Twitter querem levar jovens britânicos a votar

Joe Mayes

12/05/2017 13h51

(Bloomberg) -- Uma mensagem de texto enquanto você espera pelo Uber. Um bate-papo sobre a eleição na hora do cappuccino. Uber, Starbucks e Twitter uniram forças para fazer com que os jovens britânicos participem da eleição geral de 8 de junho, mesmo que isso signifique que possam votar no candidato que mais quer aplicar impostos a estas empresas.

As iniciativas, coordenadas pelo grupo de jovens Bite The Ballot, busca reunir um grupo demográfico que detesta votar e que tende a se inclinar mais para a esquerda. As pesquisas da YouGov mostram que 45 por cento dos jovens entre 18 e 24 anos preferem o Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn, que propõe elevar os impostos corporativos e aumentar significativamente os gastos públicos, ao Partido Conservador de Theresa May.

O Uber planeja enviar uma mensagem aos passageiros para incentivá-los a se registrar para votar, e os usuários do serviço Uber Eats receberão uma mensagem similar enquanto esperarem pela comida, informou o Bite The Ballot. O Starbucks está realizando os chamados Democracy Cafes, encontros para que as pessoas conversem sobre a eleição, e o Twitter promoverá conteúdos que encorajam as inscrições em 22 de maio, prazo final do registro de eleitores.

"Nós acreditamos que as cidades e os países funcionam melhor quando todos opinam", disse Jo Bertram, gerente-geral regional do Uber no Reino Unido, em declaração enviada por e-mail. "É por isso que em países de todo o mundo encorajamos as pessoas a se registrarem para votar e até oferecemos corridas gratuitas até os locais de votação."

Faltando 10 dias para o fim dos cadastros, cerca de 26 por cento dos eleitores qualificados com menos de 24 anos não estão na lista de eleitores registrados, segundo a empresa de verificação de crédito ClearScore.

"O papel da cafeteria sempre foi reunir pessoas e discutir as questões do dia", disse Simon Redfern, vice-presidente de assuntos públicos da Starbucks Europe, em um comunicado enviado por e-mail. "Estamos orgulhosos em apoiar a iniciativa da Bite The Ballot."

O Twitter não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.