IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BMW fabricará Mini elétrico no Reino Unido apesar do Brexit

Elisabeth Behrmann

25/07/2017 13h19

(Bloomberg) -- A BMW produzirá uma versão elétrica do carro compacto Mini em sua fábrica em Oxford, na Inglaterra. A empresa preferiu o Reino Unido à Alemanha e à Holanda apesar dos riscos associados ao Brexit.

A produção do Mini movido a bateria começará em 2019, informou a BMW na terça-feira em comunicado. A fábrica produzirá o carro até pelo menos 2023, segundo uma pessoa familiarizada com a decisão.

Com a decisão, a BMW se une a empresas de tecnologia que estão investindo no Reino Unido antes da saída do país da União Europeia em um momento em que os bancos de investimento estão realocando algumas operações. A Amazon.com está expandindo sua nova sede britânica para apoiar o crescimento do seu serviço Prime Video na Europa. A maior empresa de varejo on-line do mundo ocupará todos os 15 andares de um edifício recém-construído nos limites do distrito financeiro de Londres, embora inicialmente tivesse planejado ocupar apenas 11.

"A decisão histórica [da BMW] é um voto de confiança na determinação da nossa estratégia industrial para transformar o Reino Unido no melhor lugar para a próxima geração de veículos", disse o secretário de negócios do Reino Unido, Greg Clark, em comunicado. "A indústria automotiva é um grande caso de sucesso britânico" e "queremos que o setor continue inovando e crescendo aqui".

A escolha do local de produção do e-Mini foi particularmente complexa devido a pressões políticas e econômicas concorrentes em meio às negociações governamentais sobre o Brexit. Se um acordo comercial se revelar desfavorável, os componentes da Alemanha poderiam ser tarifados, o que tornaria o projeto menos viável. A atribuição do modelo à fábrica principal do Mini aliviaria as tensões com as autoridades britânicas, que exerceram forte pressão para que o país ficasse com esse importante projeto.

O novo veículo se baseará no principal modelo três portas do Mini, com componentes do sistema de transmissão provenientes de fábricas da BMW em Dingolfing e Landshut, na Alemanha, segundo a fabricante de automóveis.

Quatro anos

O cronograma relativamente curto para o início da produção -- quatro anos, contra os sete habituais -- dá à BMW a oportunidade de levar o carro para outros lugares com a próxima reformulação do veículo se necessário, disse a pessoa familiarizada com a decisão, que pediu anonimato porque a informação não é pública.

A versão movida a bateria do Mini marca uma expansão crítica da linha de montagem de carros elétricos da fabricante com sede em Munique, que se prepara para a aplicação gradual de normas ambientais mais rígidas estipuladas pela UE a partir de 2020. O e-Mini será o primeiro modelo totalmente elétrico da BMW desde o BMW i3, lançado em 2013. O carro urbano movido a bateria teve um ritmo de vendas morno devido ao design estranho, ao preço relativamente alto e à autonomia limitada.

(Atualizações com comentários do Reino Unido no quarto parágrafo, detalhes do componente em sexto.)