Toyota aposta no futuro do táxi e investe em app de carona
(Bloomberg) -- A Toyota Motor está dobrando a aposta nos táxis.
Em busca de um papel mais importante na definição do futuro da mobilidade conectada, a maior fabricante de veículos da Ásia está investindo mais 7,5 bilhões de ienes (US$ 68,6 milhões) no Japan Taxi, um aplicativo de reserva de táxis comandado por Ichiro Kawanabe, um especialista do setor de táxis. As empresas anunciaram em comunicado, na quinta-feira, uma colaboração para coleta de dados e terminais de táxi conectados.
Akio Toyoda, o presidente da Toyota, tem grandes ambições para a fabricante de veículos e seu papel no futuro dos transportes. Ele disse que a computação e os dados em nuvem revolucionarão e apresentarão oportunidades de novas receitas em meio a uma mudança única rumo a veículos conectados, autônomos e eletrificados. Toyoda pretende redefinir a fabricante de automóveis de 80 anos como uma provedora de serviços de mobilidade.
"A questão é o que a Toyota pensa a respeito das caronas compartilhadas", disse Seiji Sugiura, analista do Tokai Tokyo Research Center, em Tóquio. "Agora que a Toyota investiu na Japan Taxi, a questão a considerar é a expansão e a estratégia da Uber no Japão."
O intrigante é que a Toyota também apoia a Uber. A fabricante de automóveis fez um investimento estratégico na Uber em 2016, de quantia não revelada, como parte de uma colaboração em tecnologia de carona compartilhada. O investimento anterior da Toyota na Japan Taxi, de 500 milhões de ienes, foi feito no ano passado por meio de seu Mirai Creation Fund, que também é apoiado pela firma de gerenciamento de ativos Sparx Group e pelo Sumitomo Mitsui Banking.
A Uber não fez muito progresso no Japão e responde por menos de 1 por cento das corridas mensais em Tóquio. Mesmo assim, a gigante do transporte particular afirma que se expandirá no Japão, em Cingapura e em outras partes da Ásia, segundo Brooks Entwistle, chefe da divisão da empresa de carona compartilhada na região. Ao mesmo tempo, Kawanabe, conhecido como "príncipe dos táxis", quer garantir que a Uber não invadirá o setor de táxis do Japão, avaliado em 1,72 trilhão de ienes. Além de comandar o Japan Taxi, Kawanabe é chefe da federação japonesa de táxis e dirige a Nihon Kotsu, maior empresa de táxis de Tóquio.
A Toyota começou a testar aparelhos de coleta de dados instalados em 500 táxis da área de Tóquio no ano passado. A coleta de dados de direção e os vídeos em tempo real permitirão que a empresa construa mapas dinâmicos que poderiam acelerar a adoção da direção automatizada, entre outras coisas. A Toyota pretende lançar veículos autônomos prontos para as condições de rodovia até 2020 e modelos prontos para as ruas das cidades dentro dos próximos cinco anos.
O aplicativo Japan Taxi foi baixado cerca de 4 milhões de vezes desde o lançamento, em 2011, e registrou cerca de 60.000 táxis, o equivalente a um de cada quatro que operam em todo o país, segundo o comunicado desta quinta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.