ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

SpaceX deve lançar missão da Força Aérea dos EUA em junho

Dana Hull

15/02/2018 11h15

(Bloomberg) -- Os fãs da SpaceX, ainda nas nuvens após o lançamento do foguete Falcon Heavy, na semana passada, podem pensar em abrir espaço na agenda em junho.

A Força Aérea dos EUA planeja para junho a missão Space Test Program 2, ou STP-2, informou uma porta-voz do Centro de Sistemas Espaciais e de Mísseis, por e-mail. O lançamento pode ser realizado antes de o foguete mais poderoso da SpaceX receber certificação da Força Aérea porque a missão é considerada experimental. O Falcon Heavy futuramente terá que concluir o processo de validação para realizar lançamentos de segurança nacional.

O STP-2 tem uma série de objetivos, entre os quais a demonstração das capacidades do novo foguete e o lançamento de vários satélites. Provavelmente será o primeiro lançamento do Falcon Heavy para um cliente pagante. Três operadoras de satélites comerciais -- Arabsat, Inmarsat e Viasat -- também fecharam acordos para voar no veículo de 27 motores, segundo o manifesto de lançamento da Space Exploration Technologies Corp.

A empresa administrada por Elon Musk tem a meta de realizar um total de cerca de 30 lançamentos em 2018, a maioria com o foguete Falcon 9, de menor porte. A SpaceX não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Mais Economia