Visitantes vasculham selva colombiana atrás de pássaros andinos
(Bloomberg) -- A economia da Colômbia está em crise, as exportações de petróleo despencaram e os setores de manufatura registram declínio, mas o galo-da-serra-andino pode ajudar.
Este não é o nome de nenhuma droga ilegal, e sim de um deslumbrante pássaro tropical de plumagem laranja vistosa que está ajudando a economia local, já que os turistas chegam em grandes quantidades para vê-lo, além de cerca de outras 2.000 espécies. Os observadores de pássaros gastam cinco vezes mais que os turistas comuns, segundo o Ministério do Turismo, e a Colômbia, país com maior número de espécies de pássaros do mundo, está bem posicionada para ganhar com isso.
Os visitantes estrangeiros estão chegando ao país andino em números recorde após o recente acordo de paz com as guerrilhas marxistas, e o turismo está superando o carvão como maior gerador de divisas estrangeiras. No ano passado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregaram suas armas, e o número de visitantes estrangeiros deu um salto de 28 por cento, para 6,5 milhões, um raro resultado positivo nessa economia que enfrenta quatro anos seguidos de queda do crescimento.
Muitos pássaros estão em regiões como o Parque Nacional Macarena, que costumava ser perigoso demais para visitar devido à presença das Farc. Em 2000, dois turistas britânicos entraram em uma zona de conflito colombiana em busca de orquídeas e ficaram sequestrados por nove meses.
--Com a colaboração de Robert Jameson
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.