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Seis cidades chinesas dominam vendas globais de carros elétricos

Bloomberg News

22/05/2018 12h41

(Bloomberg) -- Após passar dois anos tentando obter uma licença para ter um carro a gasolina na loteria bimestral de Pequim, Gary Zhong desistiu e comprou o veículo elétrico Qin EV300, da BYD, companhia financiada por Warren Buffett.

"Não tinha outro jeito", disse Zhong, 31. "Eu teria esperado uma eternidade para conseguir uma licença para um carro a gasolina, mas, em vez disso, agora considero que meu veículo elétrico funciona muito bem como transporte."

Zhong ilustra o sucesso que a China está tendo na adoção de veículos elétricos em detrimento dos automóveis a gasolina. Embora os compradores de carros na China - e em todos os outros lugares - continuem preferindo os motores de combustão interna, as políticas de incentivos e punições do país estão ajudando a criar novas oportunidades para fabricantes locais, como a BYD e a BAIC Motor, e também para rivais globais, como a BMW e a Tesla.

As seis cidades chinesas que implementaram restrições aos carros a gasolina representaram 40 por cento dos 579.000 carros elétricos vendidos no país no ano passado - e 21 por cento das vendas mundiais de veículos elétricos, segundo relatório da Bloomberg New Energy Finance. As vendas em Pequim, Xangai, Shenzhen, Tianjin, Hangzhou e Cantão estão crescendo de duas a quatro vezes mais que a média nacional, e as compras feitas por indivíduos em comparação com as realizadas por governos e serviços de transporte compartilhado estão em um patamar mais alto do que em outro lugar.

O preço de tabela de um carro elétrico - o Qin EV3000 custa cerca de US$ 37.000 - costuma superar o de veículos a gasolina na China, mas comprar um veículo elétrico muitas vezes faz sentido, considerando as dificuldades para obter um veículo com motor de combustão interna.

"As restrições municipais deram impulso às vendas de veículos elétricos na China", disse Nannan Kou, associado sênior da BNEF em Pequim e um dos autores do relatório. "As fabricantes de carros na China definitivamente precisam dar prioridade às cidades com restrições em relação a propagandas, iniciativas de vendas e relações com o governo."

Mais restrições

Ainda falta muito para que as vendas de carros elétricos superem as vendas de automóveis a gasolina - os veículos elétricos representaram cerca de 2 por cento das vendas de carros de passageiros na China no ano passado, segundo a Associação de Fabricantes de Automóveis da China. Em comparação, a participação no mercado global é inferior a 1 por cento, afirmou a BNEF.

Mais cidades chinesas devem impor restrições aos veículos movidos a combustível fóssil devido às iniciativas do país para combater a poluição do ar e o congestionamento nas rodovias. Neste mês, a ilha de Hainan anunciou que vai limitar o cadastro de carros a gasolina e outras cidades provavelmente seguirão esse exemplo, como Nanquim, Foshan, Chengdu e Xian, afirmou a BNEF.

--Com a colaboração de Hannah Dormido.

To contact Bloomberg News staff for this story: Yan Zhang em Pequim, yzhang1044@bloomberg.net;Ying Tian em Pequim, ytian@bloomberg.net;Dong Lyu em Pequim, dlyu3@bloomberg.net