IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hong Kong quer atrair migração de profissionais qualificados

Eric Lam e Natalie Lung

30/08/2018 12h59

(Bloomberg) -- Se você é especialista em tratamento de resíduos, atuário ou arquiteto naval, Hong Kong quer você.

O governo divulgou nesta semana uma lista de profissionais para atrair trabalhadores qualificados nas 11 profissões que a cidade mais necessita. Especialistas em gestão de ativos, tecnologia financeira e ciência de dados também estão na lista. Pessoas nesses campos receberão tratamento prioritário de imigração, mesmo que não tenham um emprego garantido.

Candidatos qualificados receberão um máximo de 30 pontos de bônus na pontuação geral do teste do Esquema de Admissão de Imigração Qualificada (QMAS, na sigla em inglês) para trabalhar em uma das 11 profissões mencionadas na lista. Outros fatores como idade, escolaridade, experiência de trabalho e domínio do idioma também serão contados. A nota mínima de aprovação é de 80 pontos.

A iniciativa surge em um momento em que o centro financeiro asiático busca reforçar sua competitividade em finanças e recuperar o atraso em tecnologia em relação a Shenzhen, o hub vizinho no continente. Hong Kong também busca melhorar sua posição como centro marítimo internacional, apesar da acirrada concorrência de outras cidades da região.

Se você não tem qualificação para nenhum desses 11 campos da lista de profissões, não se preocupe: outra opção para entrar pelo QMAS é por meio do teste de pontos baseados em conquistas como, por exemplo, medalhas olímpicas ou um prêmio Nobel.

Esta é a lista completa:

Especialistas em tratamento de resíduosProfissionais de gestão de ativosProfissionais de seguros marítimosAtuáriosProfissionais de finançasCientistas de dados e especialistas em segurança cibernéticaEspecialistas em inovação e tecnologiaArquitetos navaisEngenheiros navais e superintendentes de naviosProfissionais de indústrias criativasProfissionais de resolução de litígios e advogados especializados em transações

Repórteres da matéria original: Eric Lam em Hong Kong, elam87@bloomberg.net;Natalie Lung em Hong Kong, flung6@bloomberg.net