IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trading russa vê potencial para vender mais trigo para o Brasil

Anatoly Medetsky

18/12/2018 11h38

(Bloomberg) -- A Sodrugestvo Group planeja mais vendas de trigo para o Brasil após organizar a primeira exportação russa ao país em oito anos.

A exportadora com sede em Luxemburgo aproveitou suas conexões no ramo da soja no Brasil para encontrar um comprador para 26.000 toneladas de trigo neste ano, disse Alexander Shenderyuk-Zhidkov, diretor-gerente para a Rússia e os países da antiga União Soviética na Sodrugestvo. A empresa opera silos e uma unidade de esmagamento de soja no Brasil.

Ainda assim, o envio de trigo russo para o Brasil provavelmente continuará sendo um negócio relativamente pequeno para a Sodrugestvo porque o Brasil importa principalmente da vizinha Argentina, que tem acesso livre de tarifas ao país. A Rússia é a maior exportadora de trigo do mundo e o Brasil foi o quarto maior importador na safra passada, segundo dados do governo dos EUA.

"Estamos em meio a uma concorrência bastante acirrada com outros fornecedores", disse Shenderyuk-Zhidkov, em entrevista.

Fundada em 1994, a Sodrugestvo também vende farelo e óleo de soja de unidades de esmagamento da Rússia e da Bielorrússia. A empresa possui um terminal portuário no Mar Báltico e uma grande frota de vagões para transporte de grãos, o que lhe permite oferecer preços competitivos para as exportações de trigo, disse Shenderyuk-Zhidkov.