IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hipotecas sem juros até falecimento disparam no Canadá

Chris Fournier e Paula Sambo

16/09/2019 13h59

(Bloomberg) -- As hipotecas reversas estão em alta no Canadá, com mais idosos aderindo à onda de empréstimos no país.

Quem tem 55 anos ou mais pode financiar até 55% do valor do imóvel. O principal e os juros compostos não precisam ser pagos até a pessoa vender o imóvel ou falecer. Para manter o empréstimo em boas condições, os proprietários precisam apenas pagar o imposto e seguro da propriedade e manter o imóvel em bom estado.

"Estamos no mercado há apenas 18 meses, mas os pedidos estão aumentando" e triplicaram nos últimos 12 meses, disse Andrew Moor, presidente do Equitable Group, em entrevista. A empresa, que opera o Equitable Bank, vê o setor de hipotecas reversas expandindo cerca de 25% ao ano. "Os canadenses estão envelhecendo e há uma oportunidade."

O estoque de hipotecas reversas mais que dobrou em menos de quatro anos, para 3,12 bilhões de dólares canadenses (US$ 2,37 bilhões), excluindo valores em moeda estrangeira, de acordo com dados de junho do regulador do setor bancário do país. Embora representem menos de um ponto percentual dos 1,2 trilhão de dólares canadenses em hipotecas residenciais emitidas por bancos credenciados, esse tipo de financiamento está crescendo em um ritmo muito mais rápido. O volume de hipotecas reversas aumentou 22% em junho em relação ao mesmo mês do ano anterior, contra uma alta de 4,8% do mercado total.

Até agora, os cinco grandes bancos do Canadá não oferecem o produto, que está disponível em apenas duas instituições no país. O HomeEquity Bank, cuja hipoteca reversa está no mercado há 30 anos, domina o nicho com 3,11 bilhões de dólares canadenses nesse segmento na carteira. O relativamente novato Equitable Bank tem 10,1 milhões de dólares canadenses com esse tipo de hipoteca. As ações do Equitable Group subiram 75%, para um recorde este ano.

Críticos dizem que as hipotecas reversas são uma solução de alto custo que só deve ser usada como último recurso.

As taxas de juros são geralmente muito mais altas do que as das hipotecas convencionais. Por exemplo, o HomeEquity Bank e o Equitable Bank cobram 5,74% por uma hipoteca fixa de cinco anos. Atualmente, hipotecas fixas convencionais de cinco anos estão sendo oferecidas on-line com uma taxa de 2,4%.

Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Chris Fournier em Ottawa, cfournier3@bloomberg.net;Paula Sambo em São Paulo, psambo@bloomberg.net