IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como o 5G salvou uma empresa 'zombie' na Coreia do Sul

Yoojung Lee

24/09/2019 14h56

(Bloomberg) -- Para a maioria das pessoas, a transição para o 5G significa velocidades de dados móveis mais rápidas, possivelmente até 100 vezes mais que os padrões atuais. Para Kim Duk-yong, significa acumular uma fortuna no valor de centenas de milhões de dólares.

Quando a Coreia do Sul se tornou o primeiro país a lançar serviços móveis de quinta geração em todo o território em abril, a KMW, de Kim, fornecedora de equipamentos de telecomunicações usados em redes 5G, foi uma das principais beneficiadas. As ações da empresa subiram sete vezes este ano, aumentando o valor de mercado da KMW para cerca de US$ 2,6 bilhões.

Kim, que possui uma participação de 36% na KMW com sua família, agora tem uma fortuna de US$ 900 milhões, segundo o Índice de Bilionários Bloomberg, que exclui ações prometidas como garantia. O executivo é um dos primeiros grandes vencedores da mudança para o 5G que deve percorrer todo o mundo.

Também é uma transformação notável para uma empresa que acumulava prejuízo antes de as vendas mais que dobrarem no primeiro semestre de 2019.

Kim, 62 anos, não quis ser entrevistado. O executivo disse à mídia local em agosto que algumas pessoas estavam desacreditadas em relação à empresa.

"Fomos chamados de empresa 'zombie' por bancos", disse Kim ao ZDNet Korea, um site de notícias sobre tecnologia. "As coisas melhoraram com o lançamento das redes 5G."

No mês passado, You Young-min, então ministro de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul, visitou a KMW em Hwaseong, cidade ao sul de Seul, como parte da supervisão de pequenas e médias empresas após o início dos serviços 5G. Kim disse ao ministro que a demanda pelos produtos da KMW havia aumentado, com uma alta da receita de 113% no primeiro semestre de 2019 em relação ao ano anterior, segundo comunicado do ministério.

A KMW produz componentes de radiofrequência para estações base. Seus principais clientes incluem fornecedores de infraestrutura 5G, como Samsung Electronics e Nokia. A capacidade da empresa de produzir filtros em larga escala, essencial para os serviços 5G, a custos mais baixos, confere uma vantagem sobre os concorrentes, de acordo com um porta-voz da KMW.

A Coreia do Sul registrou uma rápida expansão dos serviços 5G desde abril: o número de assinantes ultrapassou 2,5 milhões e havia mais de 89 mil estações base em operação no mês passado.

A KMW também tem espaço para crescer fora da Coreia do Sul, de acordo com analistas. No mercado chinês, o governo concedeu licenças 5G para operadoras de celular em junho. A KMW é fornecedora da ZTE, a rival chinesa de menor porte da gigante de telecomunicações Huawei Technologies.