Aquela saída para fumar com o chefe pode render uma promoção
(Bloomberg) -- A pausa para o cigarro entrou para a lista de situações em que os homens poderiam levar vantagem sobre as mulheres no local de trabalho.
Fumantes do sexo masculino que acendem o cigarro para o chefe que também fuma são promovidos mais rapidamente do que aqueles que não compartilham esse hábito, segundo um estudo divulgado na segunda-feira pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA.
Os resultados fazem parte de um estudo mais amplo segundo o qual homens se beneficiam de ter um chefe do sexo masculino, enquanto as mulheres têm aproximadamente a mesma taxa de promoção, independentemente do gênero do chefe.
Os resultados coincidem com pesquisas anteriores segundo as quais funcionários com mentores brancos e homens tendem a se sair melhor do que outros grupos em termos de promoção. Também reforçam um estudo que mostrou que as pessoas tendem a proteger outras que consideram semelhantes, o que beneficia os homens, já que as mulheres representam apenas 25% dos cargos executivos.
Também é semelhante à pesquisa que indicou que os homens se beneficiam de encontros em outros espaços exclusivos para homens, como vestiários de um clube de golfe.
A pesquisa realizada por Zoe Cullen, da Harvard Business School, e por Ricardo Perez-Truglia, da UCLA Anderson School of Management, teve como base dados de uma grande instituição financeira não identificada e estudou o efeito da rotação de diretores, ajustando as diferenças em esforço e produção.
Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.