PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Satélites ajudam a monitorar oferta de alimentos em era de vírus

Anuradha Raghu

13/04/2020 15h20

(Bloomberg) -- Com os gargalos causados pela pandemia de coronavírus na cadeia alimentar global, vários setores olham para o céu em busca de ajuda.

A Orbital Insight, uma empresa de Big Data da Califórnia que usa satélites, drones, balões e dados de geolocalização de celulares para rastrear o que acontece na Terra, diz que as consultas sobre monitoramento da oferta de alimentos dobraram nos últimos dois meses, segundo James Crawford, fundador e diretor-presidente da empresa.

"Estamos ajudando gerentes da cadeia de suprimentos, instituições financeiras e agências governamentais a responder perguntas que nunca pensaram que teriam que fazer", disse Crawford em entrevista por telefone.

O surto de coronavírus provocou um novo aumento na demanda por dados alternativos para esclarecer como a pandemia afeta as indústrias e o comércio em todo o mundo. Isso é especialmente importante, pois várias medidas de confinamento e restrições mais rígidas à mobilidade de pessoas e bens prejudicam as cadeias de suprimentos e a logística na Ásia, Europa e Américas.

Clientes da Orbit têm solicitado dados como quando navios de carga saem dos portos, quando fábricas fecham e o número de passageiros que transitam pelos aeroportos. Nas últimas semanas, os clientes começaram a se concentrar em rastrear supermercados, atacadistas e centros de distribuição para monitorar desde produtos alimentícios até a produção de suprimentos médicos em fábricas específicas, disse Crawford.

Não são apenas os que procuram monitorar cadeias de suprimentos que optam por dados alternativos. Empresas que buscam fechar negócios, mas que estão restringidas por quarentenas que impedem reuniões presenciais, também buscam métodos atípicos para obter mais informações. A Coty, dona de marcas como Wella e OPI, e investidores interessados nos ativos de sua unidade de beleza profissional avaliam a realização de diligência prévia com drones voadores em fábricas, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.

©2020 Bloomberg L.P.