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Vinícola na Argentina permite que cliente produza seu próprio vinho por US$ 150 mil

Kirsty Wigglesworth/AP
Imagem: Kirsty Wigglesworth/AP

Mar Marín

03/08/2012 06h05

Buenos Aires (EFE) - Tornar-se proprietário de um vinhedo e fabricar sua própria bebida deixou de ser privilégio de milionários graças a um inovador projeto promovido pela adega espanhola O. Fournier, instalada no coração do Vale do Uco, em Mendoza, berço dos vinhos argentinos.

Segundo José Manuel Ortega, proprietário da adega, a iniciativa é inédita em todo o mundo e pretende possibilitar aos amantes do bom vinho ter seu próprio negócio sem precisar gastar muito.

Por US$ 150 mil, um investidor pode comprar um hectare dos vinhedos da O. Fournier em Mendoza, fabricar um vinho com sua própria marca e até distribuí-lo, aproveitando os serviços e as instalações de uma reconhecida adega que ganhou vários prêmios internacionais.

Os interessados podem comprar até três hectares do terreno e têm a opção de levantar sua própria casa nos vinhedos.

"Os clientes podem escolher o tipo e o nível de qualidade que querem em seus vinhos, podem vir à adega, elaborá-lo conosco e também engarrafá-lo", explica Ortega.

"Antes, se um investidor quisesse ter algo parecido, era preciso gastar US$ 10 milhões, o custo aproximado de iniciar uma adega, manter os vinhedos, comprar máquinas, engarrafá-lo, distribuí-lo", afirma o empresário espanhol.

"O projeto socializa um negócio que era absolutamente elitista", continua Ortega.

Localizada em La Consulta, no coração do Vale do Uco, a cerca de 130 quilômetros da capital de Mendoza e aos pés da Cordilheira dos Andes, a adega conta com uma imponente estrutura de linhas modernas de 12 mil metros quadrados.

A propriedade é equipada com as mais avançadas técnicas de produção e repouso do vinho, com 300 hectares de terreno, dos quais 140 hectares foram reservados para o projeto de "vinhedos para terceiros".

A O. Fournier, diz Ortega, é "pioneira no mundo" com esta proposta, à qual já se somaram vários investidores, em sua maioria brasileiros e americanos.

O empresário sustenta que o investimento proporciona uma rentabilidade anual de até 8%, derivada da venda da uva do vinhedo à própria adega.

Segundo seus cálculos, um hectare dos vinhedos O. Fournier pode produzir anualmente entre 4.000 e 5.000 garrafas de vinho de qualidade, embora com apenas uma produção anual de mil garrafas já fosse possível recuperar o investimento após quatro anos.

A O. Fournier foi criada no ano de 2000 por José Manuel Ortega e sua irmã Natalia, que abandonaram suas carreiras na Espanha para embarcarem na aventura de produzir vinho em Mendoza, a região central argentina onde se concentra 75% da produção deste país, o quinto maior produtor mundial.

O grupo também tem adegas no Chile e na Espanha. A O.Fournier produz vinhos premiados internacionalmente, como as séries Alfa Crux e B Crux, e uma linha mais econômica, comercializada como Urban Uco.

A adega produz cerca de 600 mil garrafas na Argentina, 95% delas destinadas ao mercado externo -especialmente Estados Unidos-, nas variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Syrah.

Além disso, a O.Fournier incorporou à adega outro prazer, a gastronomia, com o Urban, premiado como o melhor restaurante de adegas do mundo.