Bolsas

Câmbio

Banco Mundial nomeia chinês Yang Shaolin chefe de administração

Pequim, 12 jan (EFE).- O Banco Mundial (BM) nomeou o chinês Yang Shaolin como chefe de administração e um de seus diretores gerentes, confirmou nesta terça-feira o Ministério das Finanças chinês, do qual procede o novo executivo da entidade transnacional.

O chefe de administração (CAO, siglas de "chief administration officer") é um novo posto no Banco Mundial criado para tramitar estratégias de organização, orçamentos, planejamento e tecnologia de informação, esclareceu o próprio BM em outro comunicado.

Yang é diretor-geral de cooperação financeira e econômica internacional do Ministério chinês, e "em sua posição teve um papel crucial na criação do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII)", disse o BM.

O BAII, que será inaugurado oficialmente neste sábado em Pequim, com uma cerimônia liderada pelo presidente da China Xi Jinping, foi visto precisamente como uma resposta da China ao BM (dominado pelos Estados Unidos em conjunto de acionistas e poder de votação).

"Estamos felizes que Shaolin esteja outra vez no Banco Mundial, com este novo posto vital para a instituição", ressaltou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, se referindo ao fato de que Yang começou a colaborar com a entidade já em 1992, como oficial de programas da BM no Ministério das Finanças.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos