IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil e Argentina querem alcançar "maior integração produtiva e comercial"

18/02/2016 18h51

Buenos Aires, 18 fev (EFE).- O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, se reuniu nesta quarta-feira em Buenos Aires com seu homólogo da Argentina, Francisco Cabrera, e ambos concordaram em relançar a relação bilateral na busca de uma "maior integração produtiva e comercial".

De acordo com um comunicado enviado pelo ministério argentino, a reunião se centrou em "aprofundar a relação bilateral e buscar uma maior integração produtiva e comercial".

Os ministros destacaram "a importância da integração produtiva e comercial no marco da associação estratégica entre Argentina e Brasil", acrescentou o texto.

Além disso, "sobre o acordo automotivo entre ambos países", os ministros decidiram pelo "lançamento de um cronograma de negociações bilaterais" e estiveram de acordo em conseguir "progressivamente e em condições equilibradas" o livre-comércio bilateral do setor.

"Acreditamos na necessidade de dinamizar o funcionamento interno do Mercosul, em coordenação com nossos sócios. Pusemos especial ênfase nos temas de investimentos, compras governamentais e convergência regulatória", afirmou o ministro de Produção argentino.

Por sua vez, Monteiro disse a respeito do Mercosul que "é preciso dar prioridade à troca de ofertas com a União Europeia e à ampliação de acordos comerciais extrarregionais".

"Os ministros concluíram que todas as ações conjuntas terão como eixo a atração de investimentos e a geração de emprego, com o objetivo de conseguir a redução da pobreza", destacou o comunicado.

Por último, na reunião se resolveu relançar a Comissão Bilateral de Comércio, que terá seu primeiro encontro na segunda quinzena de março.