IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil e Uruguai trabalham em 1ª aeroporto de uso binacional da A.Latina

14/08/2016 16h33

Montevidéu, 14 ago (EFE).- Brasil e Uruguai estão avançando na ativação do primeiro aeroporto de uso binacional da América Latina, que se encontra na cidade uruguaia de Rivera, na fronteira com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, disse neste domingo à Agência Efe o vice-ministro de Turismo uruguaio, Benjamín Liberoff.

Liberoff explicou que na última quinta-feira ocorreu um encontro de autoridades de alto nível de ambos os países, no qual foi acordado trabalhar sobre seis eixos principais, entre os quais se destacam a ativação de um terminal aéreo de uso binacional que incorpore um projeto geral de desenvolvimento regional nos dois lados da fronteira.

O vice-ministro uruguaio detalhou que nesse projeto há outras unidades de negócios e "múltiplos aspectos de reivindicações locais" dos dois países, como educação, saúde, esporte, e desenvolvimento produtivo, aos quais foram acrescentados três pontos técnicos que têm a ver com a parte operacional do aeroporto.

Nesse sentido, o vice-ministro detalhou que tanto os representantes uruguaios como os brasileiros estipularam o projeto de um roteiro, no qual pretendem trabalhar esses eixos, que serão apresentados em uma nova reunião na segunda quinzena de outubro.

"Este é um trabalho que vem se desenvolvendo há vários anos. Este exercício seria importante para um modelo que não existe na América Latina de um aeroporto de uso binacional", assegurou o vice-ministro uruguaio.

Além disso, Liberoff avaliou que o turismo é um dos eixos de desenvolvimento desta atividade, já que o início das operações deste aeroporto pode impulsionar o setor.

O vice-ministro também lembrou a reativação da rota entre Montevidéu e Porto Alegre pela companhia aérea brasileira Azul, por isso afirmou que as autoridades dos dois países "estão pensando" em uma possível escala no aeroporto Oscar Gestido, em Rivera.

Finalmente, Liberoff disse que o Uruguai "está disposto" a instrumentalizar as medidas necessárias com a parte meteorológica e com a unidade dos bombeiros, para seguir com a possível ativação do terminal aéreo binacional.