Bolsas

Câmbio

UE manifesta ao Brasil preocupação com impedimentos a importações de carne

Bruxelas, 25 jan (EFE).- A União Europeia (UE) expressou nesta quarta-feira ao Brasil sua preocupação com os atrasos na concessão das licenças necessárias às importações de carne bovina do bloco.

O comissário europeu de Agricultura, Phil Hogan, recebeu hoje o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e ambos tiveram "uma discussão franca e aberta sobre a UE e a agricultura brasileira", disse à Agência Efe um porta-voz da Comissão Europeia.

Os dois abordaram diferentes assuntos relacionados à carne bovina, como as tendências no consumo na UE, as expectativas do Brasil sobre o acesso ao mercado europeu e o novo sistema de rastreabilidade aplicado no Brasil.

Nesse contexto, Hogan expressou sua "preocupação com o atraso da aprovação" de padrões sanitários e fitossanitários no Brasil e ressaltou que a UE "deve ser considerada como uma única entidade".

Antes de poder exportar produtos de origem animal ao Brasil, como carne, lácteos ou pesqueiros, os estabelecimentos devem solicitar o registro de cada rótulo na divisão apropriada do Ministério da Agricultura.

Na opinião da UE, a pasta ainda mantém atrasos na aprovação - que tem que ser remitida em papel e frequentemente reenviada se tiver pequenos erros - e, consequentemente, no fluxo comercial de produtos de origem animal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos