IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Suíça suspende importação de carne de 4 empresas brasileiras

21/03/2017 14h07

Genebra, 21 mar (EFE).- O governo da Suíça suspendeu nesta terça-feira a importação de carne de quatro empresas brasileiras, acusadas de fraude pela Polícia Federal, seguindo as medidas tomadas pela União Europeia (UE).

A informação foi confirmada à Agência Efe pelo porta-voz do Departamento Federal para a Segurança Alimentar e Assuntos Veterinários do país, Stefan Kunfermann.

"No total, quatro empresas já não podem exportar carnes à União Europeia ou à Suiça", disse o representante do governo.

Três das companhias afetadas pela medida, que tem licença para exportar à UE, já exportaram carne bovina e de frango ao país do Velho Continente.

"As circunstâncias estão sendo discutidas, em detalhes, com as autoridades da UE e brasileiras. Pedimos, além disso, ao serviço veterinário fronteiriço da Suíça que reforce o controle de exportações de carnes do Brasil", indicou o porta-voz.

Na operação da Polícia Federal deflagrada na última sexta-feira, foram detidos dezenas de suspeitos, entre eles alguns executivos de empresas como as multinacionais BRF e JBS.

As irregularidades incluíam venda de carne imprópria para o consumo, adulterada com produtos químicos, produtos com excesso de água e armazenados em condições inadequadas nos frigoríficos e alterações na data de vencimento dos produtos.