IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Companhia aérea paquistanesa deixa tripulantes em terra por sobrepeso

30/05/2017 11h17

Islamabad, 30 mai (EFE).- A companhia aérea Pakistan International Airline (PIA) deixou em terra um número indeterminado de tripulantes devido ao sobrepeso e deu um mês aos funcionários em questão para que percam quilos, disse nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte da companhia, que nos últimos meses não parou de protagonizar escândalos.

"É uma medida rotineira. Há índices de peso por altura e sexo. Se os tripulantes superarem o peso estipulado, são deixados em terra durante 30 dias para que emagreçam", explicou o porta-voz da PIA, Mashood Tajwar.

O porta-voz justificou a medida afirmando que os funcionários com sobrepeso têm que estar em forma para realizar bem o trabalho.

"Além disso é pela sua saúde. Se eles se mantiveram em forma, evitam doenças como diabete e similares", acrescentou.

Tajwar indicou que durante os 30 dias, os tripulantes realizaram trabalhos em terra e, se no período não perderem o peso necessário, não voltarão a tripular uma aeronave até que emagreçam.

A PIA foi no passado uma prestigiada companhia aérea, mas agora enfrenta um futuro incerto com elevadas dívidas e contínuos escândalos.

A companhia estatal paquistanesa acumula US$ 3 bilhões em dívidas após perder no ano passado cerca de US$ 240 milhões.

Além disso, a companhia aérea não para de protagonizar escândalos.

Nas últimas semanas as autoridades descobriram em duas ocasiões heroína em voos da PIA a Londres, algo que já ocorreu no passado.

No começo de maio, os passageiros denunciaram que o piloto de um voo que cobria a rota entre Islamabad e Londres dormiu em uma poltrona e deixou a aeronave em mãos de um piloto ainda em formação.

O Governo estuda o que fazer com a companhia aérea com planos para a privatização ou uma brutal reestruturação que deixaria na rua muitos de seus 18 mil funcionários, o que já provocou greves.