IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanha aprova medida que agiliza mudança de sede social de empresas catalãs

06/10/2017 12h39

Madri, 6 out (EFE).- O Conselho de Ministros da Espanha aprovou um decreto nesta sexta-feira que determina que as empresas poderão decidir pela mudança de seu domicílio social sem a necessidade de contar com a autorização da junta de acionistas, o que facilitará a saída de empresas da região da Catalunha.

A medida chega em um momento em que várias companhias optaram por mudar sua sede social para outras cidades espanholas e avaliam essa possibilidade devido ao contexto de incerteza na região, onde no domingo aconteceu um referendo de independência, considerado ilegal por Madri e pelo Tribunal Constitucional espanhol, cujos resultados as autoridades locais querem aplicar.

Algumas companhias já anunciaram sua mudança de sede nos últimos dias, como o Banco Sabadell, a operadora de telecomunicações Eurona Wireless, a biotecnológica Oryzon Genomics e a têxtil Dogi, enquanto que a Caixabank, a terceira maior entidade creditícia espanhola e principal banco da Catalunha, deve fazer o mesmo nas próximas horas.

Outras companhias, como a seguradora Catalana Occidente e a fabricante de espumante Freixenet, afirmaram que tomarão medidas em função da evolução dos fatos na região.

O ministro da Economia, Luis de Guindos, explicou à imprensa após a reunião do gabinete que esta medida responde aos "pedidos" de várias entidades para fazer frente às políticas "irresponsáveis" do governo catalão, que "geram inquietações".

O temor de uma proclamação unilateral de independência por parte das autoridades regionais da Catalunha prejudicou nos últimos dias as empresas catalãs na Bolsa de Valores, uma situação que se reverteu no caso das que já anunciaram que deixarão a região.