IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA e Japão iniciarão em 9 de agosto negociações para acordo comercial

31/07/2018 07h32

Tóquio, 31 jul (EFE).- Estados Unidos e Japão iniciarão em 9 de agosto uma rodada de negociações a fim de alcançar um acordo comercial, informou nesta terça-feira o Governo japonês.

A primeira rodada, que se desenvolverá em Washington, será liderada pelo ministro japonês de Política Econômica e Fiscal, Toshimitsu Motegi, e pelo responsável americano de Comércio Exterior, Robert Lighthizer.

"Queremos ter uma negociação construtiva", afirmou Motegi em entrevista coletiva para informar sobre o início das negociações comerciais.

Da mesma forma que com outros países e regiões, a Administração de Donald Trump se queixa do déficit comercial dos Estados Unidos com o Japão, que em 2017 alcançou US$ 68,87 bilhões, embora dez anos antes tenha sido de US$ 84,3 bilhões.

O Japão veio favorecendo soluções regionais, como o Acordo de Associação Transpacífico (TPP), do qual os Estados Unidos se retiraram em janeiro de 2017, mais proclive a fechar tratados comerciais bilaterais.

O anúncio do início desta rodada comercial entre Japão e os Estados Unidos foi revelado depois que as autoridades japonesas assinaram com a União Europeia no último dia 17 um amplo acordo de livre-comércio que foi negociado durante vários anos.