IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade econômica registra queda de 6,7% em junho na Argentina

23/08/2018 17h53

Buenos Aires, 23 ago (EFE).- A atividade econômica na Argentina registrou em junho uma queda de 6,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

Na divulgação da Estimativa Mensal de Atividade Econômica, que serve como prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Indec revelou que a economia do país recuou 1,3% em junho em relação a maio.

No acumulado do primeiro semestre do ano, a queda do PIB é de 0,6%. Depois de altas nos três primeiros meses de 2018, a economia argentina sofreu com a forte desvalorização do peso a partir de abril, uma tendência que se acelerou em maio e em junho.

O governo da Argentina revisou no início do mês a projeção de crescimento do país de 3% para 1%. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta uma alta do PIB de 0,4% contra os 2% inicialmente previstos.

No entanto, outros órgãos internacionais e a maior parte das consultorias privadas preveem que a Argentina fechará 2018 com mais um ano de PIB negativo.