IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed constata arrefecimento da atividade econômica no início do ano nos EUA

06/03/2019 17h46

Washington, 6 mar (EFE).- O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) voltou a destacar nesta quarta-feira o arrefecimento das perspectivas econômicas devido ao fechamento parcial do governo federal no início de ano, à fraqueza da demanda global e aos maiores custos gerados pelas tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump.

Pelo menos seis dos 12 distritos nos quais o Fed divide os EUA reportaram uma menor atividade econômica devido ao fechamento parcial do governo, o maior da história e que se prolongou durante cinco semanas, com efeitos em uma ampla variedade de setores como "varejo, automóveis, turismo, imobiliário e restauração", entre outros.

Estes dados foram incluídos no chamado "Livro Bege", um relatório divulgado hoje pelo Fed e no qual o banco central reúne informação sobre a economia do país.

A despesa dos consumidores, que nos EUA representa quase dois terços da atividade, foi "mista", enquanto o setor manufatureiro transmitiu preocupação com a "fraqueza da economia global, maiores custos pelas tarifas e incerteza sobre a política comercial".

Por sua vez, o mercado de trabalho seguiu garantindo informação positiva, e a maioria dos distritos registrou aumentos salariais e escassez de trabalhadores.

O Fed anunciou que analisará com paciência o próximo aumento das taxas de juros, atualmente entre 2,25% e 2,5%, à espera de calibrar os indicadores econômicos que indicam uma moderação da expansão econômica.

Em 2018, o dado oficial preliminar de crescimento econômico foi de 2,9% e para este ano se espera uma expansão menor, de 2,3%.

A próxima reunião de política monetária do banco central, com entrevista coletiva posterior de seu presidente, Jerome Powell, está prevista para os dias 19 e 20 de março. EFE