IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vodafone e EE tiram celulares Huawei de lançamento de redes 5G no Reino Unido

22/05/2019 13h56

Londres, 22 mai (EFE).- As companhias de telefonia móvel Vodafone e EE afastaram os aparelhos da Huawei do lançamento de suas redes 5G no Reino Unido deixando de importá-los após a matriz da Google, Alphabet, romper relações comerciais com a gigante chinesa, obedecendo a um decreto do governo dos Estados Unidos.

"Estamos paralisando os pedidos de (o modelo) Huawei Mate 20X 5G no Reino Unido", informou nesta quarta-feira a Vodafone em um breve comunicado.

Na nota, a companhia britânica explicou que a decisão é "uma medida temporária enquanto há incerteza com relação aos novos telefones Huawei 5G".

Por sua vez, o executivo-chefe da EE, Marc Allera, declarou que a companhia não reativará as vendas dos dispositivos 5G da Huawei até ter "todas as informações e confiança", assim como "a segurança a longo prazo", de que seus clientes, se comprarem aparelhos Huawei, receberão suporte.

No entanto, a EE continuará usando a Huawei, junto com a Ericsson, para os equipamentos de rádio em sua rede 5G, apesar do debate político.

A EE será a primeira companhia no Reino Unido a lançar a rede móvel de alta velocidade 5G.

A decisão de dispensar os celulares fabricados pela companhia chinesa acontece depois que o Google confirmou que cumprirá o decreto do governo americano que obriga empresas americanas a deixar de fazer negócios com a Huawei.

O veto faz com que a Google deixe de fornecer o sistema operacional Android - utilizado pelos dispositivos Huawei - para os novos aparelhos da empresa chinesa, mas continuará dando apoio aos celulares já vendidos. EFE