IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uruguai diz que acordo Mercosul-UE vai beneficiar exportações do país

28/06/2019 19h03

Montevidéu, 28 jun (EFE).- O Uruguai destacou nesta sexta-feira que o acordo de livre-comércio firmado entre Mercosul e União Europeia (UE) trará benefícios às exportações do país.

"O capítulo comercial do acordo contempla benefícios para a oferta exportável do Uruguai com destino à União Europeia e os interesses do Uruguai em matéria de propriedade intelectual, serviços, compras públicas e regimes especiais, entre outros", disse o governo do país em comunicado para comentar o acordo.

O governo do Uruguai lembrou que, após o anúncio formal dos ministros do Mercosul e dos comissários da UE reunidos em Bruxelas, o texto do acordo será submetido a uma revisão legal para ser posteriormente assinado e enviado aos parlamentos dos respectivos países para ratificação.

A UE é o segundo principal destino das exportações do Uruguai, atrás apenas da China. Cerca de 20% dos produtos embarcados pelo país vão para o continente europeu, que compra, especialmente, carne bovina, celulose, madeira, arroz, couro, cítricos e mel.

No comunicado, o governo do Uruguai ressalta que as negociações com a UE foram retomadas durante o período em que o país presidiu temporariamente o Mercosul em 2016.

Entre dezembro de 2015 e junho do ano seguinte, foram realizadas quatro reuniões entre os chanceleres da região e os comissários do bloco europeu. EFE