IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB da China cresce 6,3% na primeira metade de 2019

15/07/2019 00h12

Pequim, 15 jul (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da China aumentou 6,3% durante a primeira metade de 2019, 0,5 ponto percentual menos que no mesmo período do ano anterior, revelou nesta segunda-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

No segundo trimestre deste ano, o PIB do gigante asiático cresceu 6,2% anualizado - em linha com as previsões dos analistas -, enquanto no primeiro apresentou alta de 6,4%.

Estes números constatam mais uma vez que a China continua imersa em processo de desaceleração econômica, embora a ONE tenha afirmado que se trata de uma tendência "geralmente estável, regular e progressiva".

De toda forma, os níveis de crescimento econômico refletidos nos dados oficiais estão em linha com o alvo traçado por Pequim para este ano, que em vez de ser um número fixo como em vezes anteriores foi estabelecido em uma faixa entre 6% e 6,5%.

A economia chinesa tinha superado as expectativas em 2018 apesar do pessimismo que rodeava uma conjuntura marcada pela desaceleração econômica global, a guerra comercial com os Estados Unidos e outros fatores internos como o enfraquecimento da demanda doméstica.

Em termos nominais, a riqueza total da China no primeiro semestre ficou em 45,09 trilhões de iuanes (US$ 6,56 trilhões).

Também foram divulgadas hoje outras estatísticas semestrais como as vendas no varejo, que aumentaram 8,4%; e a produção industrial, que subiu 6%. EFE