IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook suspende robô de campanha de Netanyahu após mensagem contra árabes

12/09/2019 09h31

Jerusalém, 12 set (EFE).- O Facebook suspendeu temporariamente um robô da campanha do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após a divulgação de uma mensagem contra os árabes.

"Os árabes querem nos aniquilar", dizia a mensagem recebida pelos usuários do chat, apagada pouco depois pela administração da página de Netanyahu na rede social.

O Likud, partido liderado por Netanyahu, afirmou que a postagem não foi aprovada pelo primeiro-ministro, que discorda da mensagem. Um porta-voz da legenda ainda disse que a publicação foi "um erro de um funcionário da campanha".

O Facebook informou que o robô da campanha de Netanyahu violou as políticas de discurso de ódio da rede social e que por isso decidiu suspendê-lo por 24 horas.

"Também descobrimos que o 'bot' estava fazendo mau uso da plataforma no período de tempo permitido para ligar para as pessoas", disse um porta-voz da rede social.

O candidato da Lista Unida, Ayman Odeh, que reúne os partidos árabes de Israel, afirmou que a decisão do Facebook foi tomada depois de uma denúncia feita pela coalizão.

"Ontem pedimos diretamente ao Facebook que parasse de ser uma tribuna para a incitação perigosa de Netanyahu e hoje vemos os resultados", escreveu o candidato no Twitter.

Netanyahu vem pedindo o apoio do eleitorado árabe para vencer seu principal rival nas eleições que serão realizadas na próxima terça-feira. Benny Gantz, da coalizão Azul e Branco, tem ficado à frente do Likud nas últimas pesquisas de intenção de voto.

O primeiro-ministro chegou a afirmar que o adversário incluirá deputados árabes, como o próprio Odeh, como ministros em um futuro governo, apesar de Gantz não ter dado qualquer sinal de negociação com o Lista Unida, que pode ser a terceira coalizão mais votada no pleito.

Odeh chamou Netanyahu de "psicopata sem limites" durante uma discussão que ocorreu ontem no parlamento de Israel. O premiê tem usado uma suposta aliança entre o Azul e Branco e a Lista Unida para afirmar que Ganz fará um governo de esquerda com os árabes.

Esta não é a primeira vez que Netanyahu ataca a parcela árabe da população de Israel para tentar ganhar votos. Nas eleições de 2015, ele pediu que seus eleitores se mobilizassem porque os árabes estavam "indo em peso" às urnas. EFE